Minhas frases preferidas de Crime e castigo

Preciso te contar que recentemente fiz uma das melhores leituras desse ano! Finalmente li Crime e Castigo, do escritor russo Fiódor Dostoiévski, e agora entendo porque as pessoas falam tanto sobre esse livro. Eu já tinha lido outros livros desse autor e estou cada vez mais encantada com o seu trabalho.

Mas Crime e Castigo teve um sabor diferente. O enredo, a história, os personagens, o debate de ideias nas entrelinhas me impactaram de tal forma, que comecei um curso específico sobre essa obra. Pois é, não resisti e decidi conhecer outros detalhes por trás desse livro clássico. Por isso, antes de elaborar algum texto sobre esse assunto, decidi apenas compartilhar as minhas frases preferidas, os pequenos trechos que eu mais amei e que, para mim, são as melhores frases de Crime e Castigo.

Enfim, vamos as citações!

Lembrando que todas as frases de Crime e Castigo foram retiradas dessa edição da Editora Todavia. 

_____________________________________________________________________________________

“Tudo está ao alcance das mãos do homem, mas ele deixa tudo escapar debaixo do seu nariz, pura e simplesmente por covardia.”

“O que é que as pessoas mais temem? Um novo passo, uma palavra nova e própria, é isso que elas temem acima de tudo.”

“Mas de quanta sujeira meu coração é capaz! Acima de tudo: é sujo, infame, nojento, nojento!”

“Afinal, todo homem precisa ter pelo menos um lugar para ir, qualquer que seja. Pois há momentos em que é preciso, há todo custo, ir a algum lugar.”

“Sofrimento, sofrimento, é isso que eu procurava no fundo da garrafa, sofrimento e lágrimas, e provei, e encontrei; e terá pena de nós aquele que teve pena de todos e que entendeu todos e tudo, ele é único e é o juiz.”

“Nos últimos tempos, são tantos e tão diversos os empreendedores que se agarraram à causa comum e a deturparam e a torceram em seu próprio interesse a tal ponto que, francamente, estragaram tudo.”

“Onde foi que eu li que um homem condenado à morte, uma hora antes de morre, fala ou pensa que, se fosse obrigado a viver em algum lugar elevado, num penhasco, e numa área muito estrita, onde só tivesse espaço para apoiar os pés, e em redor só houvesse abismos, o oceano, a escuridão eterna, a solidão eterna e uma tempestade eterna, e tivesse de ficar de pé, assim, seria melhor viver desse jeito do que morrer já! Bastava viver, viver, viver! Não importa como, mas apenas viver!”

“Você nem pode imaginar a que ponto uma pessoa pode se afundar na mentira!”

“A mentira é o único privilégio humano em relação a todos os organismos. A gente vai mentindo até chegar à verdade! É porque eu minto que eu sou também um ser humano.”

“A alma viva vai exigir a vida, a alma viva não obedece a mecânica, a alma viva é desconfiada, a alma viva é retrógrada!”

“O sofrimento e a dor são sempre obrigatórios para uma consciência ampla e para um coração profundo.”

“Quanto mais astuta a pessoa, menos ela desconfia que vai ser apanhada com uma besteira. É preciso usar exatamente a coisa mais simples do mundo para se pegar o esperto.”

“Eu não me curvei para você, mas para todo o sofrimento humano.”

“A índole é um espelho, senhor, e o espelho mais transparente.”

“O que foi que o senhor fez, o que foi que o senhor fez contra si mesmo!”

“Eu matei a mim mesmo e não a velhota! Ali, eu massacrei a mim mesmo, de uma vez só e para sempre!… A velhota, foi o diabo quem matou, e não eu…”

“A vida não é para sempre, ela é uma correnteza…”

“Em Sônia, ele encontrou um ser humano, quando precisou de um ser humano.”

“O amor os ressuscitou, o coração de um continha infinitas fontes de vida para o coração do outro.”

Publicado por

Curiosa, apaixonada por livros e completamente consciente de que ainda tem muito a aprender. Acredita que a educação e o trabalho não apenas libertam, mas também te fazem transbordar. E isso está ao alcance de todos.

2 thoughts on “Minhas frases preferidas de Crime e castigo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s