Cursos de escrita criativa para despertar o escritor que existe em você

Eu sempre compartilho as dicas e informações que escrevo por aqui lá no Instagram do Projeto Overflow (aliás, me segue lá!). E como os cursos gratuitos sobre literatura e os cursos grátis sobre Shakespeare fizeram sucesso, decidi perguntar ao pessoal quais outras dicas a galera está precisando, relacionado a estudos. E qual foi a minha surpresa quando recebi mensagens pedindo sugestões de cursos de escrita criativa! Fiquei surpresa pela coincidência, já que acabei de começar a um curso sobre esse assunto… Então fico feliz por compartilhar o que eu descobri!

A única questão é que, diferentemente dos artigos anteriores, nos quais recomendei cursos gratuitos, dessa vez os cursos são pagos. Não achei sugestões legais e gratuitas em português – na verdade encontrei em inglês, mas resolvi deixar esse assunto para outro artigo. Além disso, não faz sentido para mim sugerir um material que eu não consumo ou não consumiria, porque acho que não tem qualidade. Por isso, esse artigo é um pouco fora da curva…

Agora, sobre os cursos em si, preciso te contar algo importante…

Eu percebo que, quando se fala em cursos de escrita criativa, você pode se deparar, basicamente, com duas temáticas diferentes – um voltado para escrita de textos curtos, para a criação de conteúdo para redes sociais, sites, entre outras plataformas; e outro voltado para aqueles que desejam escrever um livro, aprender a criar cenários, personagens, narrativas etc… Nessa lista, você vai encontrar dicas de cursos sobre escrita criativa relacionados a ambos os temas.

E vale lembrar que todos esses cursos podem te ajudar a escrever melhor, seja no seu trabalho, no desenvolvimento de um hobby ou na escrita de um livro.

Sem mais, vamos as sugestões!

Cursos de escrita criativa.
Foto de Sincerely Media via Unsplash.

1- Redação e Escrita Criativa – Matheus de Souza

Lembra que eu falei que tinha começado um curso de escrita criativa? Então, era sobre esse curso do Matheus de Souza que eu estava falando. Conheci o trabalho dele através do LinkedIn e por isso me interessei pelo curso. Ele é produtor de conteúdo e já escreveu para vários sites importantes. Como ele desenvolve um estilo de texto que gosto muito, resolvi experimentar suas aulas. Ainda não terminei o curso, mas já estou cheia de ideias e aprendizados na cabeça!

Nesse curso, você vai aprender técnicas de storytelling, publicidade, jornalismo, retórica e criação literária destinadas a todos que se interessam pela escrita, profissionalmente ou por passatempo, e que queiram criar textos criativos e autênticos para qualquer plataforma. Se você também tem interesse nesses assuntos, vale a pena conferir mais detalhes desse curso para verificar se ele é para você.

CLIQUE AQUI para conhecer o curso “Redação e Escrita Criativa”.

2- Escrita Criativa: O texto narrativo – PUC-RS

Eu já estou namorando esse curso faz tempo! Apesar de não ser voltado para a produção de conteúdo para plataformas digitais – que é o que mais me interessa – esse curso de escrita criativa da PUC-RS me chamou muito a atenção. Apesar de não ser seu objetivo principal, acredito que ele me ajudaria a analisar melhor os livros que eu leio e a aprimorar meus textos literários – que eu amo escrever.

Afinal, esse curso tem como objetivo proporcionar aos alunos uma experimentação narrativa, utilizando técnicas sobre tempo, espaço, personagem, narrador, enredo, diálogo, e o debate sobre o conto, a criação e a vida literária.

Além disso, de acordo com o site, “ao final do curso, os alunos serão capazes de: reconhecer a gênese da criatividade artística; reconhecer a especificidade da criação literária; identificar o texto literário dentre os textos não literários; escrever textos ficcionais narrativos; pensar a criação literária como um processo contínuo de criação, correção e edição.”

E tudo isso de forma online! Na minha cidade não tem nenhuma unidade da PUC, por isso achei essa característica importante! Se você tem interesse nesse tipo de curso, vale a pena saber mais sobre seu conteúdo e verificar se ele é mesmo o que você procura.

CLIQUE AQUI para conhecer o curso “Escrita Criativa: O texto narrativo”.

3- Carreira de Escritor – Bruna Cosenza

Também conheci o trabalho da Bruna através do LinkedIn, mas confesso que só descobri que ela tinha esse curso enquanto estava realizando a pesquisa para escrever esse artigo. Ela é escritora e produtora de conteúdo – o que, para mim, é o melhor dos dois mundos, já que tenho interesse nas duas carreiras. Estou encantada com o site e o trabalho que ela tem feito aqui na internet. Por isso, assim que puder, pretendo investir nesse o curso.

O curso da Bruna também é voltado para quem deseja escrever um livro ou um e-book. Ela te oferece várias dicas importantes, sobre a criação dos personagens, enredo, ambiente etc., sobre o processo de publicação desse material e até sobre dicas para melhorar sua rotina de escrita. Se você se interessou pelo curso, vale a pena dar uma olhada em seu site.

CLIQUE AQUI para conhecer o curso “Carreira de escritor”

4- Curso completo de Storytelling – Murillo Leal

Você sabe o que é storytelling? Esse termo faz referência a habilidade de contar histórias, utilizando um enredo específico, uma narrativa envolvente, além de recursos audiovisuais. O storytelling é muito utilizado pelo pessoal do marketing e da propaganda e ajudam a criar uma história que prenda o consumidor, leitor ou expectador. O termo está na moda porque é importante mesmo!

Por isso, resolvi deixar essa dica de curso de escrita criativa que te ajuda a aprender as técnicas de storytelling e aplicar no seu trabalho. O curso é do Murillo Leal, profissional que fala um pouco sobre o assunto no curso do Mateus de Souza, que citei anteriormente. Mas acho que vale a pena se aprofundar nesse tema para conseguir construir um texto com uma comunicação mais empática e mais direta com o público.

Se você tem interesse nesse tema, conheça o site do Murilo, clicando no link abaixo, e saiba mais sobre o curso.

CLIQUE AQUI para conhecer o “Curso completo de Storytelling”.

Dica extra para produtores de conteúdo!

Mulher trabalhando home office. Cursos de escrita criativa.
Foto de bruce mars via Unsplash

Recentemente foi lançado o Creator’s Bundle, uma iniciativa que reúne vários cursos online para quem produz conteúdo aqui na internet. Nem todos os cursos são voltados para a escrita criativa, por isso resolvi separar esse curso dos demais aqui no texto. O diferencial desse pacote é que o preço é bem mais acessível do que todos os cursos comprados separadamente.

Eu comprei esse pacote do Creator’s Bundle e foi através dele que eu consegui, finalmente, começar o curso do Mateus de Souza, além de outro curso sobre Pinterest que eu queria fazer há tempos. Além disso, ao assinar, você também vai ter acesso a curso sobre fotografia, planner, loja online, feed harmônico, entre outros temas interessantes.

Se você se interessa por esses temas, vale a pena conhecer melhor a proposta do site.

CLIQUE AQUI para conhecer o Creator’s Bundle.

Publicado por

Curiosa, apaixonada por livros e completamente consciente de que ainda tem muito a aprender. Acredita que a educação e o trabalho não apenas libertam, mas também te fazem transbordar. E isso está ao alcance de todos.

3 thoughts on “Cursos de escrita criativa para despertar o escritor que existe em você

  1. Eu já tinha visto por aí o curso do Matheus de Souza. Tenho vontade de fazer, mas ainda não deu pra comprar. Você está gostando? Acha que vale a pena?

    Liked by 1 person

    1. Oi Gio! Eu to gostando sim! Até o ponto que eu fiz, as aulas são curtas e ele passa alguns exercícios e várias sugestões de leitura. No seu caso, como você também trabalha com conteúdo na internet, acho que vale a pena assinar esse pacote aqui https://creatorsbundlebrasil.com.br/, que tem vários cursos inclusos, incluindo esse do Mateus e outros relacionados a Pinterest, rede social etc. por um preço mais barato. Eu comprei esse pacote e foi por causa dele que comecei a fazer esse curso. Se tiver interesse, vale a pena dar uma olhada. Eu tinha esquecido disso, mas vou informar no artigo. Bj

      Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s