Resenha: Memórias de um Sargento de milícias

Seguindo o cronograma do Clube de Leitura, em Julho eu conheci a obra Memórias de um sargento de milícias, do autor Manuel Antônio de Almeida. Apesar de ser um clássico da literatura nacional, eu nunca tinha lido esse livro e não fazia ideia do que se tratava a história. Por isso, eu não tinha muitas expectativas sobre essa leitura. Na verdade, imaginava até que seria uma obra cansativa, mas, felizmente eu me enganei.

Confesso que esse livro realmente me impressionou! O livro foi publicado em 1874 e foi considerado inovador nessa época, já que o enredo fugia dos padrões românticos das publicações comuns naquele período. Afinal, a história gira em torno do anti-herói Leonardo, um verdadeiro malandro, sempre metido em confusão e cheio de travessuras, mas que, mesmo assim, acaba conquistando a simpatia do leitor.

Eu li o e-book gratuito disponível no site da Amazon que produzido pela Editora Câmara. O texto conta com 179 páginas, incluindo uma apresentação escrita pela editora e um prefácio escrito pelo professor de literatura Maurício da Silva. Aliás, esse texto é muito interessante e apresenta comentários muito pertinentes sobre essa obra.

Memórias de um Sargento de Milícias

O livro é dividido em dois tomos: no primeiro foram descritos os acontecimentos relacionados ao nascimento e a infância do personagem principal. É nesse momento que conhecemos a história conturbada de relacionamento entre o Leonardo Pataca e Maria das Hortaliça, que decidem se casar após se conhecerem no navio que partia de Portugal para o Brasil. Dessa união surge Leonardo, que carrega o nome do pai. Porém, Leonardo é criado pelo padrinho, que faz vista grossa para todas as traquinagens do menino. O menino cresce com uma vida tranquila e sem restrições para fazer o que deseja.

No início, essa parte me deixou bem confusa, porque eu tive um pouco de dificuldade de me encontrar na história e de entender o que estava acontecendo, especialmente porque o pai do personagem principal também se chama Leonardo (Pataca) e os capítulos se alternavam entre a história do filho e a história do pai. Mas, depois de um tempo, acabei me acostumando com o estilo de escrita do autor.

Já na segunda parte do livro, você vai se deparar com as confusões com as quais se envolvem o Leonardo jovem, sua primeira paixão por Luizinha, suas desventuras com o temido Major Vidigal e com os livramentos proporcionados por sua Comadre, que tenta protegê-lo. Além disso, no fim você descobre como Leonardo se tornou o sargento de milícias. Aliás, é interessante notar que, apesar de ser um livro de memórias, o narrador não é o personagem principal da história, como acontece em Memórias Póstumas de Brás Cubas. Nesse caso, o narrador é onisciente em terceira pessoa, e ainda faz comentários importantes durante a apresentação dos eventos.

E todos esses eventos são narrados com uma boa dose de ironia e sátira, com uma linguagem simples e fluida, que acaba facilitando o entendimento do enredo e nos apresentando alguns trechos bem engraçados e inusitados.

Material de apoio

Após o término dessa leitura, procurei alguns textos e vídeos de apoio que me ajudaram a entender melhor essa história. Por isso, compartilho abaixo os links de cada um deles.

Leia esse livro!

Memórias de um Sargento de Milícias não é o meu clássico preferido, mas com certeza é mais um ´livro que todo mundo deveria ler! Por causa de todas as desventuras e confusões do personagem, além do final inusitado (depois de tanta coisa acontecendo na vida de Leonardo eu já tinha perdido a esperança nele), recomendo a leitura desse livro.

Publicado por

Curiosa, apaixonada por livros e completamente consciente de que ainda tem muito a aprender. Acredita que a educação e o trabalho não apenas libertam, mas também te fazem transbordar. E isso está ao alcance de todos.

One thought on “Resenha: Memórias de um Sargento de milícias

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s