Resenha: O Hobbit, J.R.R. TOLKIEN

Eu amo a trilogia de filmes do Senhor dos Anéis, o que já acabou me incentivando a investir na leitura dos livros que embasaram esses filmes e de outros livros do universo criado por J.R.R. Tolkien. A única coisa que faltava para começar esse projeto eram os livros, porque eu sei que essas histórias são especiais e duradouras o bastante para merecerem um lugar na estante. E nesse mês finalmente encontrei uma ótima promoção para adquirir O Hobbit, o que me fez iniciar de vez esse projeto.

Eu confesso que não esperava muita coisa desse livro. Nunca assisti ao filme referente a essa obra, então não tinha ideia do que esperar. Além disso, imaginei que teria dificuldade em me envolver na leitura, por ser um livro clássico e antigo, mas me enganei. Até as passagens descritivas, e nesse livro tem muitas, me agradaram muito. Tolkien tem uma habilidade incrível para descrever cenários e personagens. Você literalmente cria o universo descrito no livro na sua mente por causa disso! É incrível!

Por isso, essa leitura foi uma grata surpresa, e ainda me ajudou a entender melhor a própria trilogia do Senhor dos Anéis. E isso não é à toa, já que O Hobbit foi o primeiro livro publicado por Tolkien, em 1937, e, portanto, antecede a famosa saga de fantasia. Aliás, esse livro foi escrito tendo o público infantil como alvo, mas acabou se transformando numa história icônica e não existe idade limite para essa leitura.

Leia também: 6 dicas para ler mais de um livro ao mesmo tempo

Sobre a edição

Eu preciso comentar sobre essa edição lindíssima produzida pela Happer Collins. Que livro lindo! Essa edição conta com a tradução de Reinaldo José Lopes e com um texto composto por 336 páginas. Nessas páginas você vai encontrar um prefácio maravilhoso escrito pelo Christopher Tolkien, filho do autor, no qual ele conta um pouco sobre o processo de criação dessa história e do que viria a se tornar o Universo Tolkien.

Além disso, você vai encontrar o texto da história em si, bem como mapas e ilustrações lindos e detalhados criados pelo próprio J.R.R. Tolkien, notas sobre a tradução das Runas Antigas e algumas notas sobre as ilustrações da capa. Ao adquirir esse exemplar, também recebi um pôster com a ilustração de Valfenda, que aparece no livro. Eu espero emoldurar esse pôst`er, porque ele é muito lindo!

O Hobbit

O Hobbit conta a história de Bilbo Bolseiro, que já aos 50 anos, se envolve numa aventura rumo à Montanha Solitária, por influência de Gandalf e junto com os anãos que, liderados por Thorin Escudo de Carvalho, desejam reaver sua morada e seu tesouro escondido sob a Montanha Solitária. O problema é que, para alcançarem esse objetivo, eles precisam enfrentar vários desafios pelo caminho, incluindo lidar com o Dragão Smaug, responsável por expulsar os dragões da Montanha.

Nessa história, a intenção de Gandalf é que Bilbo se torne o gatuno do grupo, aquele que possui habilidade de resolver os problemas mais adversos. E Bilbo, que nunca saiu do Condado e que ama a sua vida confortável, acaba entrando nessa aventura sem acreditar que ele seria capaz de contribuir com algo. Para falar a verdade, nem os anãos acreditavam nele, mas, ao longo do trajeto e depois de passar por tantos desafios, ele consegue mostrar o seu valor.

Aliás, o desenvolvimento do Bilbo nessa história é simplesmente fantástico! Você vê o crescimento do personagem, seu aprendizado e como todas as experiências o transformam. Literalmente é possível observar o arco do herói nesse personagem.

Não vou me demorar descrevendo e analisando todos os personagens da trama, até porque esse texto ficaria enorme, mas preciso destacar os capítulos que narram o encontro entre Bilbo e Gollum, aquela criatura asquerosa e odiosa que vivia numa caverna e que possuía o famoso anel. O diálogo entre esses personagens é muito interessante, especialmente o jogo de adivinhações que eles fazem, para que Bilbo possa sair vivo do local. Essa parte é fundamental para entender o enredo do Senhor dos Anéis.

Leia também: Minha experiência com o Kindle Unlimited

O que eu aprendi com esse livro?

Essas foram as principais lições que eu aprendi com a leitura desse livro:

  • Para mim, a principal lição que Bilbo nos ensina é que qualquer um de nós pode fazer a diferença na resolução de um conflito e no destino de todos, até mesmo um pequeno Hobbit, que passou a vida inteira na sua zona de conforto, no interior do pacato condado.
  • Também aprendi que nunca é tarde para iniciar uma nova aventura! O personagem principal desse livro enfrentou um grande desafio aos 50 anos de idade. Quem disse que você está velho demais para iniciar um novo projeto ou aventura? A verdade é que não existe idade certa para uma nova empreitada.
  • Todas as aventuras pelas quais os personagens passaram também foram, de certa forma, parte de uma jornada de autoconhecimento. Bilbo só descobriu que era mais forte e mais esperto do que imaginava depois de passar por várias situações desafiadoras. E isso me faz pensar como os problemas e a forma como lidamos com eles nos ajudam a amadurecer e a descobrir do que somos capazes.
  • (ALERTA DE SPOILER AQUI) Depois de retornar para o condado, Bilbo descobriu que havia perdido sua reputação e que muita gente passou a considerá-lo uma pessoa esquisita. Na verdade, tinha gente que até duvidava que suas aventuras foram mesmo reais. E tudo isso me faz pensar que as nossas próprias aventuras nos transformam de tal forma que nós nos transformamos e nunca mais seremos os mesmos. Além disso, muita gente pode não ficar feliz com nossa transformação. Mas o certo é fazer como Bilbo: não se importar com os comentários maldosos e seguir fazendo e agindo como acreditamos que seja o certo.

Por fim, recomendo muito que você assista a live @pensologotoconfuso sobre esse livro, onde ela faz vários comentários interessantes sobre O Hobbit, incluindo alguns ensinamentos que podemos levar para a nossa vida!

Leia esse livro!

Se você ainda não leu esse livro e se interessa por livros de fantasia, deixo aqui essa fantástica recomendação de leitura! Lembrando que além do livro físico, você pode escutar o audiolivro, disponível gratuitamente no Youtube, através desse link aqui.

Transparência: Eu participo do programa de afiliados da Amazon. Por isso, ao adquirir qualquer produto utilizando o link disponível nessa postagem, você me ajuda a manter meu trabalho aqui na internet. Muito obrigada!

Publicado por

Curiosa, apaixonada por livros e completamente consciente de que ainda tem muito a aprender. Acredita que a educação e o trabalho não apenas libertam, mas também te fazem transbordar. E isso está ao alcance de todos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s