6 dicas para ler mais de um livro ao mesmo tempo

Um dos motivos que me levou a começar a ler mais de um livro ao mesmo tempo foi o meu desejo de diminuir a minha extensa lista de leituras pendentes.

Essa lista é grande, e continua aumentando, porque eu acredito que ler é uma das melhores ferramentas para me desenvolver, para aumentar a criatividade, cultivar meu imaginário, entrar em contato com outras formas de pensar e de enxergar a vida, além de ser uma grande fonte de conhecimento.

Tudo isso me motiva a investir no meu tempo de leitura e a me interessar mais pelos livros! Mas, apesar dessas crenças, acredite em mim, só comecei o hábito de leitura simultânea no fim do ano passado, porque senti que eu precisava aumentar meu tempo de leitura e o contato com obras literárias.

Contudo, de maneira alguma acredito que ler mais de um livro ao mesmo tempo é uma obrigação. Isso nunca passou pela minha cabeça! Cada um sabe quais são suas necessidades e anseios no que diz respeito a leitura.

Porém, se, assim como eu, você está sentindo a necessidade de desenvolver o hábito da leitura simultânea, ficarei muito feliz em dividir com você a minha experiência e o que aprendi sobre esse assunto. Espero que te ajude!

Leia também: 7 dicas para desenvolver o hábito da leitura.

1- Entenda qual é a sua motivação para iniciar

É claro que eu sei que nem sempre lemos somente aquilo que queremos ler. Às vezes, precisamos ler algum livro relacionado ao trabalho, à escola ou à faculdade. Contudo, também existem milhares de leituras que podem ser realizadas por prazer ou apenas pelo desejo de se aprofundar em um assunto.

Por isso, acredito que é essencial que você tenha muito claro para si mesmo qual é a sua motivação para começar essa prática, uma vez que sem a motivação certa, você certamente não conseguirá criar esse hábito de leitura simultânea.

2-Dê preferência a livros de gêneros ou temáticas diferentes

Para não confundir as histórias, é importante ler obras com temáticas e gêneros diferentes. Quando eu comecei a ler dois livros ao mesmo tempo, decidi investir numa obra de autoajuda e outra de romance.

Isso me ajudou tanto a perceber que é possível realizar a leitura simultânea, quanto a separar e internalizar melhor os ensinamentos de cada livro. Por isso, sugiro que você tente ler, por exemplo, um livro de romance e outro policial ou de fantasia, de filosofia, de história, de divulgação científica, entre outros.

Pode ter certeza de que isso vai te ajudar a criar esse hábito de leitura!

Além disso, hoje, depois de um tempo lendo mais de um livro ao mesmo tempo, já consigo ler livros do mesmo gênero ao mesmo tempo. Contudo, continuo dando a preferência para livros com temáticas ou que se passem em momentos históricos diferentes.

3- Estabeleça uma rotina de leitura para cada livro.

Eu costumo ler um pouco de manhã, logo após acordar, e a noite, antes de dormir. Quando tenho tempo, também aproveito para ler no horário do almoço. Em cada um desses momentos eu leio um livro diferente, o que me ajudou a estabelecer uma rotina essencial para minhas leituras simultâneas.

Pensando nisso, sugiro que você reflita sobre sua rotina diária e veja em quais momentos você pode encaixar um momento de leitura. Pode ser no horário do almoço ou no percurso para o trabalho, dentro transporte público, por exemplo. Assim, você pode separar um livro diferente para cada um desses momentos.

Leia também: Clube de Leitura 2020.

4- Invista em formatos diferentes de leitura

Inicialmente, para criar o hábito da leitura simultânea, eu lia um livro físico e outro e-book no Kindle. Essa decisão reforçou a ideia de separação de histórias, o que me ajudou a manter esse hábito.

Além disso, leio livro físico somente em casa. Para qualquer outro lugar, levo o Kindle, em função da comodidade e praticidade, o que também me incentiva a ler. Por isso, acredito que ler em formatos diferentes também pode te ajudar.

5- Faça anotações sobre suas leituras

Eu sempre faço marcações e, às vezes, anotações, nos meus livros, sejam eles físicos ou digitais. Isso me ajuda a relembrar os pontos importantes da história. Pensando nisso, sugiro que você também comece a fazer marcações ou anotações no próprio livro, bloco de notas físico ou digital, caso você queira guardar as partes mais impactantes de cada leitura.

6- Tenha calma!

Se você nunca leu mais de um livro ao mesmo tempo, tenha calma! Não adianta iniciar a leitura de dez livros ao mesmo tempo logo no início, porque certamente você não vai terminar nenhum.

Por isso, comece aos poucos e aumente a quantidade gradualmente, se você quiser. Primeiro com dois livros, depois com três e assim sucessivamente.

Conclusão

Vale lembrar que isso aqui não é uma competição! Eu acredito que a leitura deve ser um momento de prazer e de contato pleno com o conhecimento. Além disso, também acredito que a qualidade da leitura é mais importante que a quantidade de livros que você for ler.

Assim, minha sugestão é que você leia quantos livros você puder ler com qualidade e aproveitamento, respeitando os seus limites de compreensão e tempo.

Publicado por

Curiosa, apaixonada por livros e completamente consciente de que ainda tem muito a aprender. Acredita que a educação e o trabalho não apenas libertam, mas também te fazem transbordar. E isso está ao alcance de todos.

3 thoughts on “6 dicas para ler mais de um livro ao mesmo tempo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s