Resenha: Harry Potter e a Pedra Filosofal

Sou suspeita para falar sobre Harry Potter e a Pedra Filosofal porque sou apaixonada por essa história! Cresci junto com os filmes (alguns deles até assisti no cinema), mas só tive a oportunidade de ler essa série uma vez, quando era adolescente. 10 anos depois estou aqui, revisitando essa história e me lembrando porque eu havia gostado tanto dela!

Na verdade, essa leitura nem estava nos meus planos. Mas resolvi me dedicar a essa obra graças a Mariana do @pensologotoconfuso, que começou um clube do livro e me deixou empolgada com essa releitura. Foi a minha primeira experiência participando do Clube do livro de outra pessoa e achei incrível!

Já estou pensando quais outros clubes do livro eu poderia participar haha. É muito bom ter essa experiência de troca de percepções e interações sobre um livro. Me fez repensar o que poderia fazer para melhorar a experiência do Clube de Leitura aqui do Projeto… Mas enfim, isso já é assunto para outro artigo.

Como eu não tenho a versão física de Harry Potter (ainda), eu li o e-book disponível no Kindle Unlimited. Eu poderia ter me arriscado na leitura em inglês, já que essa versão também está disponível, mas resolvi fazer a releitura da versão em português primeiro. Esse e-book possui 265 páginas e é publicado pela Editora Rocco.

Eu sei que muita gente já conhece essa história, seja pelos livros ou pelos filmes, mas preciso compartilhar por aqui minha pequena resenha sobre essa obra.

Harry Potter e a Pedra Filosofal

Harry Potter e a Pedra Filosofal é o primeiro livro dessa série de fantasia que conta com 7 livros, e nos apresenta a história de Harry, menino órfão e único bruxo a sobreviver ao ataque de Lorde Voldemort, o bruxo poderoso que queria dominar o mundo bruxo.

Harry se torna famoso por isso, mas só vai descobrir que também é um bruxo e o que aconteceu com sua família após completar os 11 anos, quando recebe o convite para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.

"[…] Ele vai ser famoso, uma lenda. Eu não me surpreenderia se o dia de hoje ficasse conhecido no futuro como o dia de Harry Potter. Vão escrever livros sobre Harry. Todas as crianças no nosso mundo irão conhecer o nome dele!"

Após ingressar na escola, ele descobre o mundo bruxo ao qual deveria pertencer e entende por que tantas coisas estranhas aconteciam com ele. Harry também faz amizades com Ronald Weasley e Hermione Granger, entra no time de quadribol e ainda se envolve em confusões, incluindo a descoberta da Pedra filosofal.

Para mim, uma das melhores partes desse livro são as cenas do espelho de Ojesed, que mostra tudo o que a pessoa mais deseja. No caso de Harry, ele viu a sua família, com a qual ele não conviveu. Além disso, a parte final do livro, no qual Harry e seus amigos enfrentam uma série de desafios para encontrar a Pedra filosofal mostra como é importante a realização do trabalho em grupo, e que precisamos uns dos outros para alcançarmos nossos objetivos.

Aliás, o processo de formação de amizade entre Harry, Rony e Hermione também é muito interessante de acompanhar. Eles se complementam e crescem quando resolvem trabalhar juntos. É lindo de se ver!

Por fim, para variar, Dumbledore sempre aparece cheio de mensagens inspiradoras e lições de vida. Eu amo as falas desse personagem!

"– […] Não faz bem viver sonhando e se esquecer de viver, lembre-se."
"– É preciso muita audácia para enfrentarmos os nossos inimigos, mas igual audácia para defendermos os nossos amigos."

Material de Apoio

Resolvi indicar alguns materiais interessantes sobre esse livro e que podem te ajudar a compreender a história de Harry Potter e a Pedra Filosofal.

  • Assista ao filme! A história não é fiel ao livro (os filmes nunca são), mas a produção, a edição, o cenário, o figurino e a história em si conseguem te levar a adentrar o universo criado por J.K. Rowling.
  • A Rebecca Gueiras fez uma comparação entre o livro e o filme.
  • Você também pode assistir essa resenha animada do livro.
  • Também recomendo que você assista essa live da @pensologotoconfuso, onde foi discutido muitos pontos interessantes dessa leitura.

Leia esse livro!

Parece uma história meio boba, mas esse é só o livro introdutório da série. Mesmo assim, ele apresenta lições importantes, como o valor das amizades e da família, a importância de viver o presente, como precisamos ter coragem para fazer o que é certo e que nem todo mundo é quem parece ser.

Eu gosto muito dessa história e espero, sinceramente, que se você nunca leu essa série, que coloque esses livros na sua lista de leitura 😊

Toque aqui para adquirir esse livro.

Transparência: Eu participo do programa de afiliados da Amazon. Por isso, ao adquirir qualquer produto utilizando o link disponível nessa postagem, você me ajuda a manter meu trabalho aqui na internet. Muito obrigada!

Publicado por

Curiosa, apaixonada por livros e completamente consciente de que ainda tem muito a aprender. Acredita que a educação e o trabalho não apenas libertam, mas também te fazem transbordar. E isso está ao alcance de todos.

One thought on “Resenha: Harry Potter e a Pedra Filosofal

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s