5 sites para baixar livros gratuitos

Felizmente, hoje é possível encontrar vários livros gratuitos em sites e plataformas digitais. E isso é excelente para quem não tem muito dinheiro para investir em livros físicos, ou não se importa em ler e-books.

São milhares de e-books digitais disponíveis gratuitamente. Você só precisa escolher o título e fazer o download. É muito fácil!

Como eu não resisto a um livro grátis, resolvi compartilhar com você alguns sites que eu sei que oferecem esse tipo serviço.

Recado importante: Já baixei muito e-book pirata para ler, especialmente na adolescência. Porém, agora que sou adulta, entendo como é difícil o trabalho de criação e divulgação de um livro e que todos os profissionais envolvidos nessa indústria deveriam ser mais valorizados. (Não é fácil ganhar dinheiro com livros no Brasil.) Por isso, só indico aqui sites que tenham a autorização para a distribuição gratuita desses e-books.

Por fim, vamos a lista de sites!

1- Amazon

Você sabia que a Amazon possui uma seção de livros gratuitos em seu site? Pois é… São milhares de livros, em vários idiomas, que podem ser adquiridos sem custo algum. Eu sempre acesso esse site para verificar as novidades de e-books gratuitos, porque alguns ficam disponíveis nesse setor somente em determinados períodos.

Para você ter uma ideia, já consegui fazer o download dos e-books Jardim Secreto, do Frances Hodgson Burnett; Me Poupe, da Nathália Arcuri; Nossa Música, da Dani Atkins; entre outros, todos gratuitamente. Por isso eu reforço: acesse esse site sempre e fique atento aos títulos disponíveis para não perder nada.

2- Domínio Público

O projeto Domínio Público não reúne “apenas” milhares de livros gratuitos, mas também imagens, vídeos e outros conteúdos importantes em vários idiomas diferentes. São mais de 2000 e-books em português disponíveis gratuitamente.

Gosto tanto desse projeto, que quando idealizei o Clube de Leitura 2020, só escolhi obras que também pudessem ser encontradas no Domínio Público. Assim, todo mundo pode participar.

3- Projeto Gutemberg

Project Gutenberg conta com mais de 38.000 e-books gratuitos em português e 60.000 em inglês. Tem de tudo nesse lugar! Desde obras clássicas, históricas, romances, ilustrações, jornais etc.

É impressionante o tamanho desse acervo! O detalhe interessante é que nesse site você também encontra livros disponíveis no formato epub ou kindle, o que é ótimo para quem utiliza algum leitor digital.

4- Google Play

Você sabia que existem vários e-books gratuitos no Google Play? Infelizmente, a maioria dos títulos são em inglês. Mas eu vejo uma excelente oportunidade para estudar esse idioma. Tem muitos livros interessantes. Vale a pena conferir.

5- OpenLibrary

Eu fiquei impressionada com esse projeto chamado Open Library. De acordo com a Revista Bula, são mais de 20 milhões de livros catalogados, sendo que desse total, mais de 3 milhões de títulos estão disponíveis para download ou leitura on-line nos formatos PDF, ePub, Plain text, DAISY, ePub, MOBI e DjVu.

A maioria dos título está em inglês, mas é possível encontrar livros em cerca de 60 idiomas diferentes (!!!).

O mais interessante é que esse projeto também disponibiliza aproximadamente 250 mil títulos para empréstimo. São obras juridicamente protegidos e que pertencem a 400 bibliotecas de 90 países. Para pegar um livro desses emprestado, basta se cadastrar, e você terá acesso a obra por duas semanas.

No caso de download ou leitura on-line de livros de domínio público, não é necessário realizar o cadastro.

Dica de leitor digital

Resenha de um dos melhores livros que eu já li na minha vida! “As vinhas da ira” do John Steinbeck é simplesmente transformador!

E já que estamos falando de e-books, gostaria de terminar esse texto com uma dica bem útil.

Eu já li muito no computador, e sei como isso “cansa as vistas”. Felizmente, há cerca de 3 anos comprei um Kindle, que considero um dos melhores investimentos da minha vida! Gosto muito de ler, então ter esse dispositivo desses é muito útil. Agora, leio todos os meus e-books, gratuitos ou não, com ele.

É sério! Se você puder, compre um. E nem precisa ser o mais avançado de todos. O meu modelo é o mais básico e ele é ótimo! Você não vai se arrepender.

Gostou das dicas de hoje?

Publicado por

Curiosa, apaixonada por livros e completamente consciente de que ainda tem muito a aprender. Acredita que a educação e o trabalho não apenas libertam, mas também te fazem transbordar. E isso está ao alcance de todos.

2 thoughts on “5 sites para baixar livros gratuitos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s