5 dicas incríveis para aprender a estudar em casa

A internet possibilitou a abertura de um universo de possibilidades, inclusive na área da educação. Hoje o ensino a distância já é uma realidade.Você consegue fazer vários cursos online que, talvez, você não conseguiria fazer presencialmente, em função da localização, do tema, do preço etc.

Eu já fiz alguns cursos online (e tenho outros na lista de espera), ou seja, já estou acostumada a estudar em casa. Por isso, posso dizer com segurança que essa é uma ótima forma para aprender.

E não me refiro apenas a cursos EAD, mas também a disciplinas escolares, cursos livres e de extensão oferecidos por várias instituições, especialistas e influenciadores importantes na sua área de interesse.

Mas eu também sei que muita gente tem dificuldade em se adaptar a esse sistema de ensino, ou tem medo de começar a estudar online. Pensando nisso, e na minha experiência enquanto aluna de cursos online, resolvi compartilhar essa pequena lista com algumas dicas que podem ser úteis para te ajudar a ter sucesso estudando em casa.

1- Preste atenção na ementa do seu curso

Qual curso online você pretende fazer ou está fazendo agora? Você verificou a ementa, o programa e o cronograma de conteúdo do seu curso? Se você não fez isso ainda, então precisa fazer.

Nesses documentos você vai identificar quais são os temas e submetas que serão abordados dentro do seu curso, bem como seu calendário e as atividades propostas. Essa etapa é importante para que você fique ciente dos conteúdos que serão abordados no seu curso online.

Aliás, essa é uma etapa importante para perceber a qualidade do curso ofertado. Lembrando que os comentários sobre o curso e a relevância da Instituição ou da pessoa que estão oferecendo esse curso também devem ser levados em consideração.

Falo isso porque muita gente se matricula em um curso se baseando apenas no seu título ou na sua “fama”. Porém, nem sempre o conteúdo do curso vai abordar tudo que você espera ou precisa, principalmente quando se trata de algum curso livre ou de extensão.

Então, para evitar surpresas desagradáveis e ajustar a sua rotina ao calendário do curso, sugiro que você preste atenção nesses detalhes.

Leia também: Minha rotina de estudo de inglês

2- Siga o planejamento dos seus estudos

Se você não tem o hábito de planejar seu dia e criar um cronograma de estudos, então está na hora de mudar. Ter disciplina é fundamental para se estudar sozinho, e seguir um cronograma com certeza vai te ajudar a manter o ritmo de estudo.

Nesse cronograma é importante você definir o horário de estudo, dia da semana e a matéria/ assunto que você pretende estudar. Assim, você não perde tempo pensando no que você precisa fazer e quais os prazos de entrega das atividades. Lembrando que tudo isso deve ser feito pensando no cronograma do seu curso, viu?

No meu caso, que estou trabalhando e estudando cursos livres, no momento tenho utilizado um planner físico (estou usando esse aqui da Tilibra) e o Google Calendar, que também pode ser usado como um planner digital, para planejar minha rotina. Essas duas ferramentas tem sido suficientes para atender minhas necessidades.

Se você estiver estudando para o ENEM, especialmente se estiver estudando em casa, e precisa de um cronograma que atenda sua demanda de estudo (eu sei que é muito conteúdo para estudar), você pode buscar cronogramas específicos para essa finalidade. Eu sugiro esse cronograma do Me Salva! e da Study.et , que parecem ser muito bons.

E para mais dicas de organização, sugiro que você leia esse artigo com as 5 lições que eu aprendi ao ler o livro Vida Organizada, que é um excelente livro sobre o assunto.

5 dicas incríveis para aprender a estudar em casa

3- Acesse o curso online pelo menos 3 vezes na semana

ATENÇÃO! Essa dica é válida se o seu curso for extenso. É claro que, se for um curso de curta duração, você não terá necessidade de acessá-lo tantas vezes por semana. Aqui vale o bom senso e a adaptação.

Na verdade, essa dica é para te lembrar de coisas básicas: Não deixe matéria acumulada. Não se iluda pensando que você vai conseguir estudar tudo em um dia.

Acho importante fazer esse alerta porque muita gente acha que por se tratar de um curso online, numa modalidade de ensino a distância, os conteúdos apresentados são mais simples e fáceis, então podem ser negligenciados. Mas não é bem assim…

Não é porque se trata de um curso a distância ou um EAD que o conteúdo apresentado tem menos importância, é menos significativo ou não deve ser valorizado. Valorize o curso que você está fazendo e aproveite a oportunidade para aprender tudo o que puder.

Eu sei que dependendo do curso, você até consegue assistir todas as aulas em um fim de semana. Mas a pergunta que eu faço é: Você realmente vai aprender algo assim? Em termos de aprendizado, a constância e a consistência nos estudos é fundamental.

Por isso, minha sugestão é que você estude e acesse seu curso pelo menos 3 vezes por semana para manter suas atividades em dia. Essa foi a sugestão que eu recebi quando comecei a fazer cursos online e acredito que ela me ajudou a concluir e a aprender tudo que podia nesse mundo de ensino a distância.

4- Faça perguntas ao professor e interaja com os colegas

Geralmente, nesses cursos online existem comunidades nas quais você pode interagir com os outros participantes e com o professor do curso ou disciplina. Esses fóruns ou espaços de debate são fundamentais para que você tire suas dúvidas ou faça comentários pertinentes ao tema das aulas.

Então não tenha vergonha de interagir e não saia da aula com dúvidas!

Você está fazendo um curso online para aprender alguma coisa e o surgimento de dúvidas é normal no processo de aprendizagem. Aproveite esses locais de debate para discutir sobre o conteúdo e interagir com os seus colegas. Essa interação pode até te motivar a continuar as aulas.

5 dicas para se adaptar ao ensino a distância

5- Faça exercícios e revisões

Todo curso tem uma sugestão de listas de exercícios para fixação do conteúdo, o que é muito importante para que você realmente aprenda o que estudou. Muitos também tem atividades avaliativas e listas de livros e artigos que contém informações importantes para o seu aprendizado.

Nenhuma dessas atividades devem ser ignoradas. Todos esses recursos foram pensados para te ajudar a aprender alguma coisa. Por isso, é importante que você não ignore essas atividades ou “faça por fazer”. Vale a pena dedicar uma parte do seu tempo para realizá-las.

E depois de tudo isso, você terá um vasto material em suas mãos para revisar de tempos em tempos. A revisão também é importante durante os estudos, para que você consiga lembrar de todos os pontos importantes sobre o assunto que você está estudando.

Não é tão simples quanto parece, mas é possível

Como você percebeu, investir no ensino a distância não é tão simples assim. Exige muita disciplina, dedicação e constância por parte do estudante, até porque é muito mais fácil se distrair em casa, assim como é mais difícil não ter o auxílio presencial dos professores e colegas.

Mas também não é uma missão impossível. Com os ajustes certos, você vai se adaptar mais facilmente para ter sucesso em qualquer curso que você queira fazer. E espero que essas dicas tenham te ajudado nisso.

Publicado por

Curiosa, apaixonada por livros e completamente consciente de que ainda tem muito a aprender. Acredita que a educação e o trabalho não apenas libertam, mas também te fazem transbordar. E isso está ao alcance de todos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s