As 10 bibliotecas mais lindas do mundo

Acredito que todo amante de leitura fica encantado quando se depara com uma biblioteca. E se a biblioteca for linda, melhor ainda! Pessoalmente, eu fico maravilhada toda vez que vejo uma biblioteca cheia de livros e com uma arquitetura e design apaixonantes, mesmo que apenas em fotos.

Aparentemente, não existe um consenso quanto quais bibliotecas devem estar nesse TOP 10, como é possível concluir ao comparar as listas da Forbes, do The Guardian, da Best Value Schools e do Viajali.

Isso acontece porque existe muita biblioteca linda por aí. Para você ter uma ideia, existe um livro lindo, publicado pela editora alemã Taschen, que reúne as fotos e descrições das bibliotecas mais lindas do mundo!

Por isso, as bibliotecas que compõem a lista abaixo das 10 bibliotecas mais lindas do mundo também foram escolhidas utilizando um critério pessoal e, portanto, subjetivo. Ou seja, pesquisei bastante e construí essa lista de acordo com minha visão clássica de arquitetura, arte e design.

Espero que você concorde com as minhas escolhas. Lembrando que as bibliotecas não estão citadas de acordo com a ordem de beleza. Elas foram dispostas de forma aleatória, ok?

Leia também: Por onde começar a estudar arte?

1- Biblioteca da Abadia de Saint Gall, St. Gallen, Suiça

Vamos começar com o pé direito? Considerada um patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO, o Convento de St. Gall, foi fundado no século VIII, mas foi reformada e passou a adotar o estilo barroco no século XVIII, marca arquitetônica dessa linda biblioteca.

A biblioteca guarda quase 160.000 volumes, com a maioria disponível para uso público, além de livros impressos muito antigos. A coleção inclui 1650 incunábulos (livros impressos antes de 1500) e 2100 manuscritos que datam dos séculos VIII a XV.

Aqui tem um vídeo produzido pela UNESCO no qual você conhecer melhor o interior da Abadia e os detalhes dessa biblioteca linda!

2-Biblioteca da Abadia de Admont, Áustria

O salão da biblioteca da Abadia de Admont é um show a parte. Com arquitetura barroca, concluída com um afresco em 1776, foi encomendada pelo abade Matthäus Offner (reinado 1751-1779).

A enorme sala, dividida em três partes, é considerada o maior salão de biblioteca monástica do mundo. Os sete afrescos do teto são de responsabilidade do artista Bartolomeo Altomonte e mostram os estágios do conhecimento humano, desde pensar e falar sobre ciência até a revelação divina na cúpula central.

O escultor da abadia, Josef Stammel, criou as extensas obras de arte esculturais do State Hall, esculpidas em madeira de tília. Particularmente impressionantes são as ‘Four Last Things’, um grupo de quatro representações maiores do que a vida: morte, julgamento, céu e inferno.

O salão da biblioteca abriga cerca de 70.000 volumes, sendo que o tesouro mais precioso são os mais de 1.400 manuscritos (do século 8) e os 530 incunábulos (primeiras impressões até o ano 1500).

3- Stiftsbibliothek Kremsmünster, Kremsmünster, Áustria

Essa é outra biblioteca impressionante! Seu salão foi construído em 1776 com os desenhos do arquiteto Carlo Antonio Carlone, que criou essa representação barroca com mais 65 metros de comprimento.

Ao todo, 230.000 livros são guardados nesse local, que é considerado uma das maiores coleções de livro da Áustria.

Além disso, a biblioteca também pode ser considerada uma verdadeira coleção de arte. Contém afrescos de Melchior Steidels e seu trabalho em colaboração com Josef Ruffin, além de afrescos de Christoph Lederwaschs ( no teto oriental) refletem sabedoria e autoria.

Também é possível encontrar o East Hall (salão grego), dominado por retratos clássicos de autores gregos. Já no Hall, por causa dos retratos dos autores, é possível observar a superação da sabedoria mundana através da graça divina. Jesus, de doze anos de idade, é representado no templo, surpreende os escribas e Paulo proclama Cristo no Areópago de Atenas como o deus desconhecido a quem os gregos adoram.

Deve ser incrível conhecer um lugar assim!

4- Biblioteca do Convento de Mafra, Mafra, Portugal

A biblioteca encontrada no Palácio Nacional de Mafra é considerada uma das mais belas do mundo! Foi construída pelo arquiteto português Manuel Caetano de Sousa, segue o estilo barroco do Palácio e possui o formato de cruz.

O corredor central exibe um chão revestido com uma combinação de mármores rosa, azul e amarelo. As estantes, de estilo rococó, são feitas de madeira vinda do Brasil e abrigam mais de 30 mil volumes raros dos séculos 14 ao 19.

A biblioteca abriga milhares de livros encadernados em couro com gravações a ouro. Além disso, para você ter uma ideia da coleção de livros abrigados ali, nessa biblioteca é possível encontrar a segunda edição de Os Lusíadas, de Luís de Camões, de 1520, além da maior coleção mundial de livros proibidos pela Santa Inquisição. (Clique aqui para ler o texto completo).

5- Biblioteca de Wiblingen, Ulm, Alemanha

As 10 bibliotecas mais lindas do mundo
Fonte: Viajali.

O monastério de Winglimen, que abriga essa linda biblioteca, foi fundado em 1093 pelos condes Hartmann e Otto von Kirchberg. Em 1714, o monastério passou por um processo de renovação e expansão, transformando a abadia em uma imponente obra de arte barroca.

A biblioteca do mosteiro, segue esse mesmo estilo arquitetônico. Seu interior rococó apresenta uma galeria ornamental e sinuosa, que abriga várias estátuas.

Além disso, esses detalhes associados ao afresco do teto representam a visão do arquiteto de que a biblioteca é um lugar para preservar “tesouros da sabedoria e da ciência”. E eu acredito que ele alcançou seu objetivo!

6- Biblioteca Pública de Nova York, Nova York, EUA

Diferentemente das bibliotecas anteriores, na Biblioteca Pública de Nova York existe um espaço onde você pode realmente estudar. Imagina estudar num lugar como esse?

A biblioteca, construída no século XIX, é considerada a segunda maior biblioteca do mundo e abriga cerca de 53 milhões de itens, entre livros e outros objetos.

Além disso, na biblioteca também ocorrem eventos e debates relacionados a música, arte, cinema e livros. Se você for viajar para Nova York e ficou com vontade de conhecer o local, pode acessar o site da instituição para conhecer os eventos que estão ocorrendo.

7- Biblioteca George Peabody, Baltimore, EUA

As 10 bibliotecas mais lindas do mundo
Fonte: Wikipedia

Outra biblioteca linda localizada nos EUA é essa aqui. Seu prédio foi inaugurado em 1878 e foi projetado pelo arquiteto de Baltimore Edmund G. Lind, em colaboração com o primeiro reitor do Instituto Peabody, Dr. Nathaniel H. Morison.

O salão principal contém cinco andares com varandas ornamentais de ferro fundido, que se elevam drasticamente até a clarabóia a 61 pés acima do chão.

A biblioteca contém 300.000 volumes, principalmente do século 19, com pontos fortes em religião, arte britânica, arquitetura, topografia e história; história, biografia e literatura americanas; línguas e literatura romances; história da ciência; e geografia, exploração e viagens.

Além de ser possível estudar nessa biblioteca, também existe a possibilidade de realizar eventos em seu interior, inclusive casamentos.

Linda, não é?

8- Biblioteca Nacional da França, Paris, França

Outra biblioteca na qual é possível estudar, comparecer a eventos, conhecer exposições de arte e música, é a Biblioteca Nacional da França.

Fundada no século XVIII, ainda como uma Livraria Real, a biblioteca passou por uma reestruturação em 1858.

Nessa época, a reestruturação ficou sob responsabilidade do arquiteto Henri Labrouste, cujo nome permanece especialmente ligado à construção da sala de leitura das Gravuras (1868), essa aí da imagem acima, onde o uso do ferro fundido tem destaque.

Ao todo, são mais de 15 milhões de livros e obras armazenadas nesse local. Você pode conferir a programação de eventos e exposições acessando o site oficial da biblioteca.

9- Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal

As 10 bibliotecas mais lindas do mundo
Fonte: Biblio

A Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra foi construída em 1717, sendo que seu nome é uma homenagem à D. João III, o Magnânimo, que ficou conhecido como o grande patrono da cultura, da ciência e das artes, e esta biblioteca é o testemunho notável da política cultural do rei. 

A biblioteca apresenta um estilo barroco, sendo reconhecida com uma das mais originais e espetaculares bibliotecas barrocas europeias. Além de local de pesquisa de muitos estudiosos, o espaço pode ser utilizado para concertos, exposições e outras manifestações culturais.

Além disso, ela abriga livros bem antigos. São várias coleções que datam do século XV e XIX, entre outros.

Quem gosta de monumentos históricos e está viajando para Portugal, precisa conhecer esse lugar!

10- Real Gabinete Português de Leitura, Rio de Janeiro

As 10 bibliotecas mais lindas do mundo

E quem disse que o Brasil também não tem seu próprio exemplar de biblioteca linda e histórica? Pois saiba que ela existe por aqui também e está localizada no Rio de Janeiro.

O Real Gabinete Português de Leitura foi criado em 1837, por um grupo de emigrantes portugueses do Rio de Janeiro, mas só se transforma em biblioteca pública em 1900.

O edifício é marcado pela chamada arquitetura manuelina, que se carateriza pela exuberância plástica, o naturalismo, a robustez, a dinâmica de curvas e o recurso a motivos inspirados na flora marítima e na náutica da época dos Descobrimentos.

Atualmente, além de conter um enorme acervo de livros e manuscritos, o Real Gabinete também promove realização de cursos, conferências, palestras, congressos, entre outros eventos, além do intercâmbio e a colaboração com universidades e institutos culturais e artísticos do país e do exterior.

O site do Real Gabinete é lindo, e você pode acompanhar os eventos que acontecem no local, bem como conferir as obras disponíveis no acervo digital.

Já coloquei essa biblioteca na lista de lugares que preciso conhecer quando eu visitar o Rio de Janeiro!

Gostou dessa lista? Se souber de outra biblioteca que merece entrar nesse TOP 10, me escreva nos comentários.

Publicado por

Curiosa, apaixonada por livros e completamente consciente de que ainda tem muito a aprender. Acredita que a educação e o trabalho não apenas libertam, mas também te fazem transbordar. E isso está ao alcance de todos.

One thought on “As 10 bibliotecas mais lindas do mundo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s