5 dicas para melhorar sua interpretação de texto

Não saber interpretar corretamente um texto é o pesadelo de muitos estudantes e leitores. Na verdade, ter dificuldade na arte de interpretação de texto pode provocar problemas até mesmo na sua vida profissional e pessoal.

Quantas vezes você já foi testemunha, ou vítima, de algum problema causado pela interpretação incorreta de um texto? Bem, eu já vi esse filme várias vezes.

Pensando nisso, resolvi compartilhar algumas dicas que tem funcionado para mim e que podem te ajudar a melhorar sua capacidade de interpretação textual.

Lembrando que eu não sou uma especialista no assunto. Não sou professora de português ou especialista em interpretação de texto. Sou apenas alguém tentando te ajudar com o que eu aprendi, ok?

Sem mais, vamos as dicas!

Leia também: Interpretação de texto: você entende o que lê?

5 dicas para melhorar sua interpretação de texto
Foto de Debby Hudson via Unsplash

1- Leia o texto quantas vezes for necessário

Se você acabou de ler um texto, mas não entendeu direito o que estava escrito, não desista. Leia mais uma vez. Se necessário, faça uma pausa e releia novamente.

Essas releituras podem te ajudar a se acostumar com a linguagem e com a estrutura do texto, especialmente se você não estiver acostumado com as características apresentadas, e ainda te ajuda a identificar a mensagem contida ali.

Ou seja, às vezes tudo que você precisa é reler o texto.

2- Não tenha preguiça de consultar um dicionário!

É normal não conhecer todas as palavras da língua portuguesa. Ninguém conhece. Por isso, quando encontramos textos mais antigos ou com uma linguagem mais rebuscada, podemos apresentar dificuldade de interpretá-los apenas por não conhecer o significado de algumas palavras ou expressões.

Por isso, quando você se deparar com palavras desconhecidas, não tenha preguiça nem vergonha de procurar o seu significado. Essa atitude simples pode te ajudar muito!

3- Destaque as partes mais importantes

Grifar as partes mais importantes do texto pode te ajudar a focar apenas naquilo que é relevante para ser lembrado e entendido.

E o que posso considerar como importante?

A resposta para essa pergunta depende do objetivo da sua leitura. Se você está lendo um livro, por exemplo, grife os acontecimentos mais importantes da história. Se você está lendo o enunciado de uma questão, destaque as frases que te ajudem a responder a pergunta, e assim por diante.

4- Faça anotações sobre o que você leu

Fazer comentários sobre o texto em geral, ou sobre alguma pequena parte específica do texto, pode te ajudar a fixar o que aprendeu, já que você registra sua dúvida ou o seu pensamento sobre o assunto.

Esse exercício também pode te ajudar a construir uma linha de raciocínio sobre o que é exposto no texto, além de servir como um material de consulta durante uma possível revisão.

5- Cultive o hábito da leitura

Quanto mais textos você ler, melhor se tornará sua capacidade de interpretação, uma vez que você vai exercitar essa habilidade constantemente. Por isso eu digo: leia mais livros, poemas, contos, resenhas etc.

Aliás, aproveito a oportunidade para te convidar para participar do nosso Clube de Leitura 2020, um projeto que vai te incentivar a ler mais durante esse ano.

Conclusão

Sua capacidade de interpretação tende a melhorar com o seu exercício, com a exposição de comentários, com o foco no que é importante e com a releitura do texto. Com essas dicas, interpretar um texto pode se tornar mais fácil!

Publicado por

Curiosa, apaixonada por livros e completamente consciente de que ainda tem muito a aprender. Acredita que a educação e o trabalho não apenas libertam, mas também te fazem transbordar. E isso está ao alcance de todos.

One thought on “5 dicas para melhorar sua interpretação de texto

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s