Clube de leitura 2020

Eu acredito que a leitura contribui muito para o nosso desenvolvimento. A partir dessa crença, comecei a pensar em formas de te estimular a ler bons livros, e foi daí que surgiu a ideia do Clube de Leitura.

No Clube de Leitura 2020 nós vamos ler juntos 12 livros clássicos, um livro para cada mês do ano.

E o melhor de tudo: você pode ler todos os livros dessa lista sem pagar nada, já que selecionei livros clássicos que também estão disponíveis no site Domínio Público, que permite o download dessas obras de forma gratuita.

Além disso, também deixei o link do e-book da Amazon e do livro físico, caso você prefira essas versões.

As discussões sobre as leituras de cada mês ocorrerão lá no Instagram. Além disso deixarei uma resenha de cada livro aqui no blog.

Lembretes importantes

  • Você é livre para fazer suas próprias escolhas de livro. O que apresento aqui é apenas uma sugestão de livros e uma sequência de leituras, e ficarei muito feliz se você escolher um dos livros sugeridos para compor sua própria lista de leituras.
  • Priorize a qualidade, não a quantidade. É melhor demorar um pouco mais para ler um livro e entender o seu conteúdo, do que ler vários e não compreender muita coisa. Se puder escolher, escolha a qualidade da sua leitura.

Enfim, vamos ao calendário de leituras do nosso clube de leitura 2020!

12 livros para 2020. Clube de leitura 2020.
Foto de Sharon McCutcheon via Unsplash

Janeiro: As viagens de Gulliver, Jonathan Swift

Links para download: Domínio Público | Ebook Amazon | Livro Físico

Para ler a resenha desse livro é só clicar aqui.

Sinopse

“Gulliver vive diversas aventuras depois de ser chamado para trabalhar como médico no navio Swallow. Conhece terras distantes, habitadas por homens gigantes, outra por homens minúsculos, até chegar à Ilha dos Houyhnhnm, habitada por cavalos que falam e por um povo chamado Yahoo. Encantado com essas novas descobertas, ao voltar para Europa só consegue pensar em como a sociedade européia vive de forma desprezível, refletindo sobre a própria condição humana.”

Fevereiro: Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis

Links para download: Domínio Público | E-book Amazon | Livro Físico

Para ler a resenha desse livro é só clicar aqui.

Sinopse

“Brás Cubas está morto. Mas isso não o impede de relatar em seu livro os acontecimentos de sua existência e de sua grande ideia fixa: lançar o Emplasto Brás Cubas. Deus te livre, leitor, de uma ideia fixa. O medicamento anti-hipocondríaco torna-se o estopim de uma série de lembranças, reminiscências e digressões da vida do defunto autor.

Publicado em 1881, escrito com a pena da galhofa e a tinta da melancolia, Memórias Póstumas de Brás Cubas é, possivelmente, o mais importante romance brasileiro de todos os tempos. Inovador, irônico, rebelde, toca no que há de mais profundo no ser humano. Mas vale avisar: há na alma desse livro, por mais risonho que pareça, um sentimento amargo e áspero.”

Março: Dom Casmurro, Machado de Assis

Links para download: Domínio Público | E-book Amazon | Livro Físico

Para ler a resenha desse livro é só clicar aqui.

Sinopse

“Dom Casmurro, romance publicado em 1899 pela Livraria Garnier, continua a ser um dos livros mais famosos de Machado, sendo considerado um dos mais fundamentais de toda a literatura brasileira.

Seu personagem principal é Bento Santiago, o narrador da história que, contada em primeira pessoa, pretende “atar as duas pontas da vida”, ou seja, unir relatos desde sua juventude até os dias em que está escrevendo o livro. Entre esses dois momentos Bento escreve sobre suas lembranças, sua vida no seminário, seu caso com Capitu e o ciúme que advém desse relacionamento, que se torna o enredo central da trama.”

Abril: A volta ao mundo em 80 dias, Júlio Verne

Links para download: Domínio Público | E-book Amazon | Livro Físico

Para ler a resenha desse livro é só clicar aqui.

Sinopse

“Uma aposta foi o bastante para Phileas Fogg e seu fiel escudeiro, Jean Passepartout, embarcarem em uma das maiores aventuras da literatura mundial, nos moldes da narrativa fantástica de Júlio Verne. O escritor francês, um dos precursores da moderna ficção-científica, narra a história de um inglês metódico, que decide dar a volta ao mundo em oitenta dias, no ano de 1872, pelo suposto motivo de uma aposta selada com alta quantia de dinheiro. Ao colocar o pé no mundo, Fogg encara diversas aventuras típicas da imaginação sinistra de Verne. Oceanos, navios a vapor, estradas de trens, selvas e até viagem sobre elefantes compõe essa jornada. Publicado em 1873, esta obra tem destaque relevante na bibliografia deste autor que, em meio aos seus romances de aventura, pressagiou diversos avanços científicos e tecnológicos da humanidade. A volta ao mundo em 80 dias leva-nos a lugares onde nunca pensamos estar e nos faz acreditar numa fantasia possível de se concretizar.”

Maio: A Metamorfose, Franz Kafka

Links para download: Domínio Público | E-book Amazon | Livro Físico

Sinopse

“Um clássico da literatura mundial ou uma espécie de “pegadinha literária”, com o perdão do termo? De fato, Kafka foi genial por conseguir evitar, a todo momento, que o seu leitor conseguisse responder definitivamente a tal pergunta.
É perfeitamente compreensível que muita gente não o tenha compreendido, e que alguns tenham até mesmo se sentido enojados pela temática da sua “Metamorfose”, mas quem poderá dizer que este também não era o seu objetivo? Quem poderá dar por certo que esta grande brincadeira literária, por vezes doce, por vezes irritante, mas sempre primorosamente elaborada em palavras, não era justamente o que tinha em mente quando se sentava para escrever?
Seja como for, fato é que este pequeno conto, a sua obra mais lida, ainda será lida por muito tempo, em muitos cantos diversos e épocas futuras. Esperemos que até lá, mais gente se identifique com o Gregor Samsa que corre alegremente pelas paredes do que com o inseto esmagado pelo peso do mundo, incapaz de se arrastar sequer para baixo do sofá.”

Junho: O Alienista, Machado de Assis

Links para download: Domínio Público | E-book Amazon | Livro Físico

Sinopse

“Com quantos doidos se faz uma cidadezinha? É o que está prestes a investigar o ilustre Dr. Simão Bacamarte, renomado médico com estudos no exterior, que funda na vila de Itaguaí a Casa Verde, instituto onde pretende estudar e tratar todos os que sofrem de transtornos mentais. Todo tipo de gente é enviado aos cuidados do doutor, que passa também a enxergar em seus vizinhos e conhecidos o perigoso traço da loucura.Obstinado e fatalmente fiel à ciência, o médico não permitirá que nada – nem a população, nem o Estado, nem o senso comum – impeça sua nobre investigação sobre a razão humana.Publicada pela primeira vez em 1882, esta novela curta e sagaz foi uma das obras mais impactantes de Machado de Assis, um marco de sua voz questionadora e irônica e de sua visão tão certeira sobre questões inerentemente humanas.”

Julho: Memórias de um Sargento de Milícias, Manuel Antônio de Almeida

Links para download: Domínio Público | E-book Amazon | Livro Físico

Sinopse

“Publicado em 1854, Memórias de um sargento de milícias” ocupa um lugar muito especial entre os romances brasileiros do século xix. Escrito numa época em que a ficção de folhetins era sinônimo de idealização romântica, Manuel Antônio de Almeida rompeu o ciclo de heróis e heroínas e suas aventuras amorosas para narrar o cotidiano das classes populares, suas desventuras e seu anti-herói por excelência: o malandro.
Leonardo, seu protagonista, nada tem em comum com os heróis românticos da época. Desde muito cedo deu as costas para a vida acadêmica e religiosa para desfrutar do ócio. Não sofre remorsos nem dores de amor, e quando é feito sargento se identifica mais com a malandragem do que com as forças da ordem.
Com sua narrativa centrada nos homens livres, mas despossuídos, do Brasil dos tempos de d. João vi, este romance pioneiro oferece um panorama cômico e precioso do modo de vida e da moralidade incrivelmente adaptável de um país ainda em construção. “

Agosto: Hamlet, Shakespeare

Links para download: Domínio Público | E-book Amazon | Livro Físico

Sinopse

“Um jovem príncipe se reúne com o fantasma de seu pai, que alega que seu próprio irmão, agora casado com sua viúva, o assassinou. O príncipe cria um plano para testar a veracidade de tal acusação, forjando uma brutal loucura para traçar sua vingança. Mas sua aparente insanidade logo começa a causar estragos – para culpados e inocentes. “

Setembro: O Cortiço, Aluísio de Azevedo

Links para download: Domínio Público | E-book Amazon | Livro Físico

Sinopse

“‘O cortiço’, publicado em 1890, focaliza a ascensão social do comerciante português João Romão, dono de uma venda, de uma pedreira e de um cortiço, bem perto do sobrado de um patrício endinheirado, o comendador Miranda. A rivalidade entre os dois aumenta à medida que cresce o número de casinhas do cortiço, alugadas, na sua maioria, pelos empregados da pedreira, que também fazem compras na venda de João Romão, que, desse modo, vai se enriquecendo rapidamente. Com a intenção obsessiva de tornar-se rico, João Romão não se permite o menor luxo, economizando cada moeda e explorando os outros sempre que pode. A narração dos fatos da vida de João Romão entrelaça-se com a narração de vários episódios dos moradores do cortiço, cuja luta pela sobrevivência é dura e cruel. Acompanhando a evolução social de João Romão, o cortiço também se desenvolve, principalmente depois de um grande incêndio, quando passa por reformas e transforma-se na ‘Avenida São Romão’, com melhor aparência e uma população mais ordeira. “

Outubro: Macbeth, Shakespeare

Links para download: Domínio Público | E-book Amazon | Livro Físico

“Macbeth é um general do exército escocês muito apreciado pelo seu monarca, o rei Duncan, por sua lealdade e seus préstimos guerreiros. Um dia, ele e Banquo, outro general, são abordados por três bruxas, que fazem os seguintes vaticínios: Macbeth será rei, Banquo é menos importante, mas mais poderoso que Macbeth, e os filhos de Banquo serão reis. Macbeth não compreende as confusas palavras das aparições, mas elas calam fundo dentro de si. Ele relata o estranho encontro para a mulher, Lady Macbeth, uma das mais perfeitas vilãs da literatura, que, ambiciosa, exerce seu poder sobre o marido, levando-o a cometer o gesto fatal de traição ao rei que desencadeará a tragédia dos dois e uma reviravolta na corte.”

Novembro: O primo Basílio, Eça de Queiroz

Links para download: Domínio Público | E-book Amazon | Livro Físico

Sinopse

“Eça de Queirós, neste livro, faz uma crítica severa à sociedade lisboeta do século XIX. O autor mostra a lenta deformação do caráter de Luísa, mulher de formação romântica entediada com o casamento, sob o efeito de leituras e músicas sentimentais. Durante uma viagem do marido Jorge, Luísa envolve-se com seu sedutor primo Basílio. Porém, Juliana, a invejosa e vingativa criada, descobre o caso e arma um esquema de chantagem. Muitas emoções e reviravoltas num clássico do realismo português. “

Dezembro: Édipo Rei, Sófocles

Links para download: Domínio Público | E-book Amazon | Livro Físico

Sinopse

“Insultado por um homem embriagado que o chamou de filho adotivo, Édipo, herdeiro do trono de Corinto, se dirige a Delfos em busca de respostas sobre sua origem. Ao consultar o oráculo de Apolo, Édipo não tem uma resposta para sua pergunta. Mas o deus lhe faz uma revelação: um dia ele mataria o pai e se casaria com a própria mãe, tendo com ela filhos.”

Publicado por

Curiosa, apaixonada por livros e completamente consciente de que ainda tem muito a aprender. Acredita que a educação e o trabalho não apenas libertam, mas também te fazem transbordar. E isso está ao alcance de todos.

23 thoughts on “Clube de leitura 2020

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s