3 dicas para se organizar em 2020

Dá para acreditar que já estamos com um pé na próxima década? Não consigo deixar de pensar em como o tempo passou rápido e como deixei projetos de lado nos últimos anos apenas por não saber me organizar.

E você sabe que, depois que você entra na fase adulta, as responsabilidades aumentam e as horas do dia parecem diminuir. Isso significa que precisamos saber gerir muito bem nossas prioridades e nosso tempo.

Caso contrário, você vê a vida passar e percebe que não fez nada do que queria.

Para investir na sua educação, por exemplo, é preciso ter tempo e dinheiro disponíveis. Mas sem se organizar direito, mesmo com acesso a um conteúdo gratuito, você não vai conseguir aprender o que gostaria.

Pensando nisso, resolvi compartilhar algumas dicas que podem te ajudar a se organizar em 2020. Meu desejo é que você consiga arrumar tempo para tirar seus projetos e metas do papel.

1- Siga pessoas que te inspirem a ser organizada

3 dicas para se organizar em 2020
Foto de Domenico Loia via Unsplash

Vamos começar com uma dica simples, mas eficaz. Ter boas influências pode te ajudar em tudo, inclusive a se tornar mais organizado.

Se você não conhece muita gente organizada e produtiva, pode encontrar sua inspiração na internet mesmo. Para te ajudar, deixo duas sugestões de pessoas que sigo e que falam sobre uma organização para a vida real.

Thais Godinho, Vida Organizada

Acompanho o blog da Thais há anos! (Confesso que preciso tomar vergonha na cara e praticar mais o que ela posta). Além do blog, ela também tem canal no Youtube e Instagram.

Nesses canais ela dá dicas de organização e produtividade praticamente sobre todas as áreas da nossa vida! (Casa, trabalho, mestrado, guarda-roupa…).

Além do conteúdo gratuito (que é gigante!), você ainda pode fazer algum dos seus cursos ou ler algum dos seus livros (recomendo que você comece pelo livro Vida Organizada). Ou seja, ela realmente entende de organização!

Ana Carolina, Eu Organizado

Conheci o trabalho da através do Pinterest e logo me apaixonei pela forma descontraída e prática como ela trata a organização. Além do seu site, você pode acompanhar seu trabalho através do Instagram e do Youtube.

Também recomendo que você assine sua Newsletter. Eu assino e toda segunda-feira recebo um e-mail inspirador que me faz pensar sobre a vida e a organização.

Ela também tem curso online, manual sobre organização e um podcast maravilhoso.

Recomendo que você faça os exercícios que ela deixa nesse post aqui.

2- Tenha uma agenda

3 dicas para se organizar em 2020
Foto de Alexa Williams via Unsplash

Já falei que ter uma agenda vai te ajudar a enfrentar a procrastinação nos estudos. Mas a verdade é que a agenda vai te ajudar a evitar a procrastinação na vida!

Você não pode confiar no seu cérebro estressado e cansado para lembrar de tudo que você precisa fazer, incluindo os compromissos profissionais, pessoais e sociais. É muita coisa!

Por isso, sugiro que você comece a usar uma agenda o mais rápido possível. Assim, você vai conseguir estabelecer os seus compromissos a curto, médio e longo prazo.

Vai conseguir ter um panorama geral da sua semana e do seu mês e, no fim, pode até achar tempo para investir em algum hobbie ou curso que você queria muito fazer.

Caso você não possa ou não queira comprar uma agenda, você pode utilizar o Google Calendar. Além disso, existem vários planners gratuitos disponíveis na internet, como esse aqui do Eu organizado e esse aqui do Da Caixola.

3- Defina seus objetivos para 2020

3 dicas para se organizar em 2020
Foto de rocknwool via Unsplash

Talvez você não tenha feito nenhum grande progresso na sua vida nos últimos anos. Talvez você sinta que sua vida está estagnada. Parece que você não consegue sair do lugar, nada muda ou dá certo.

Mas eu tenho uma notícia para você: todo esse cenário pode estar relacionado ao fato de que você nem mesmo sabe o que quer de verdade. Você não toma nenhuma atitude, porque não tem um motivo forte para agir.

E para te ajudar a evitar que esse ciclo ocorra de novo em 2020, sugiro que se faça a seguinte pergunta: quais objetivos pretendo alcançar nesse ano?

Faço essa pergunta porque são os sonhos e os planos que nos movem! Pense com carinho sobre o que você deseja alcançar e utilize esses planos como guias quando for decidir o que fazer no próximo ano.

Por exemplo, se o seu sonho é fazer um intercâmbio no futuro, você vai ter que estudar inglês e juntar dinheiro para a viagem. Talvez você precise pagar um curso, fazer horas extras, para de gastar com supérfluos etc.

Tudo isso deve ser levado em conta durante quando você quiser gastar dinheiro ou planejar a sua semana, já que você vai precisar criar uma rotina de estudos do idioma.

Você entende que precisa levar esse mesmo raciocínio sobre o intercâmbio para qualquer outro projeto que tenha na vida?

Resumindo: escolhas os sonhos aos quais vai se dedicar em 2020, defina seu plano e faça suas escolhas em torno deles, incluindo a organização da sua agenda.

Conclusão

Recomendo que você tente colocar em práticas essas três dicas do texto de hoje. Além disso, sugiro que sempre que possível, pesquise informação sobre métodos de organização e programas/ aplicativos que podem te ajudar a se organizar.

Se não aprendermos a organizar nossa vida, dificilmente vamos conseguir concretizar nossos planos. Pense nisso.

Publicado por

Curiosa, apaixonada por livros e completamente consciente de que ainda tem muito a aprender. Acredita que a educação e o trabalho não apenas libertam, mas também te fazem transbordar. E isso está ao alcance de todos.

2 thoughts on “3 dicas para se organizar em 2020

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s