3 dicas práticas para te ajudar a estudar

Finalmente eu concluí o curso Aprendendo a aprender: ferramentas mentais poderosas para ajudá-los a dominar assuntos difíceis, do Coursera.

Uma das últimas tarefas desse curso é dividir com as pessoas 3 ideias/ conceitos importantes que eu aprendi com as aulas (através de um artigo, por exemplo) , e divulgar na plataforma (compartilhando o link).

Na verdade, eles nem precisavam ter pedido isso, porque eu já ia contar mais sobre esse curso por aqui, incluindo alguns aprendizados.

Mas antes de fazer uma breve resenha sobre o curso, vou te explicar um pouco das principais técnicas que eu aprendi com ele.

Leia também: Como investir em educação durante a vida adulta?

1- Faça muitos exercícios

3 dicas práticas para te ajudar a estudar
Foto de Sarah Shaffer via Unsplash

Muita gente acredita que apenas ler ou decorar determinado assunto o fará entender o que estudou. Mas esse tipo de pensamento pode prejudicar seu aprendizado em matemática, por exemplo.

É importante lembrar que fazer exercícios, mesmo que sejam na forma de pequenos testes ao longo da sua programação de estudos, é fundamental para fixar o conteúdo.

Ao praticar, você realmente terá a oportunidade de resolver um problema com o conhecimento que adquiriu, além de se expor a outras formas de abordagem ao conteúdo, e isso tudo te fará aprender.

Lembrando que exercícios são importantes em todas as disciplinas, sejam elas de exatas, humanas ou biológicas.

Por isso, inclua exercícios na sua rotina de estudo.

2- Use a técnica de repetição espaçada

Essa técnica consiste na revisão do conteúdo estudado de tempos em tempos.

Por exemplo, você estudou sobre direito previdenciário ou sobre o ciclo de Krebs durante esse mês. Você pode até estar sabendo tudo sobre esse assunto hoje, mas para realmente fixá-lo, será necessário revisá-lo constantemente durante os próximos meses.

Veja essa tabela de cronograma de estudos para prova de concurso como exemplo. Nela estão inseridas horários para revisão e resolução de questões em todos os dias.

Outra forma de realizar essa repetição espaçada é através da utilização do Anki. Esse software contém cartões de memorização, onde você pode adicionar uma pergunta e registrar a resposta correspondente. Você só terá acesso a resposta do sistema após lembrar-se dela, ou tentar lembrar.

Talvez você tenha ouvido falar nesse programa para o aprendizado de idiomas, mas ele também é útil para aprender outros conteúdos. Esse tutorial pode te ajudar a utilizar esse programa.

3- Faça analogias

Fazer um analogia é associar um objeto com outro que seja semelhante. Você pode usar essa ferramenta nos seus estudos para lembrar de conceitos e conteúdos importantes.

Um átomo, por exemplo, lembra um sistema solar, enquanto que o contato entre a enzima e o substrato cria o modelo “chave-fechadura”.

Você também pode, por exemplo, associar um texto à uma noticia ou a uma música, desde que elas transmitam as informações necessárias para te ajudar a lembrar do conteúdo.

Use sua criatividade e procure na internet exemplos de analogias que estejam relacionados ao conteúdo que você está estudando.

3 dicas práticas para te ajudar a estudar
Foto de Plush Design Studio via Unsplash

Bônus: Use a técnica pomodoro.

Essa técnica consiste na utilização de um timer para marcar 25 minutos nos quais você estará totalmente focado em uma única tarefa. Em seguida você fará uma pausa de 5 minutos, para depois retomar aos 25 minutos iniciais.

Leia também: 5 dicas para evitar a procrastinação nos estudos

É incrível como isso pode te ajudar a vencer a ansiedade e a procrastinação nos estudos! Recomendo que você tente utilizar essa estratégia.

Aprendendo a aprender

Resumidamente, no curso Aprendendo a aprender os professores Dr. Terrence Sejnowski e Dra. Barbabra Oakley explicam um pouco do funcionamento do cérebro e da nossa memória, bem como nos ensinam algumas técnicas de estudo que possuem embasamento científico.

O curso tem duração de 1 mês e pode ser feito na modalidade gratuita, sem certificado (fiz essa) e paga, com certificado. As aulas são curtas, a maioria entre 3 a 6 minutos de duração.

E no fim de cada semana de estudo, você faz um teste avaliativo. Por isso, recomendo que faça anotações sobre o que aprendeu nas aulas.

Por fim, preciso dizer que acredito que todo mundo deveria fazer esse curso, especialmente tem interesse em melhorar seu aprendizado e aprender mais sobre técnicas de estudo.

Publicado por

Curiosa, apaixonada por livros e completamente consciente de que ainda tem muito a aprender. Acredita que a educação e o trabalho não apenas libertam, mas também te fazem transbordar. E isso está ao alcance de todos.

2 thoughts on “3 dicas práticas para te ajudar a estudar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s