4 dicas para realizar a Limpeza de fim de ano

Para mim, dezembro é o mês da limpeza e da organização. Limpeza porque é o momento de desentulhar a casa e a vida; e organização, que é o próximo passo, porque é importante se rearranjar e se planejar minimamente o próximo ano.

Por isso, vamos começar esses posts de fim do ano falando sobre limpeza. (Até porque não dá para planejar o que está bagunçado.) Acredito que limpar e descartar aquilo que não é mais útil é muito mais do que uma ação prerrogativa à organização.

Eu enxergo esse momento como uma espécie de “ritual”, que me permite me desapegar emocionalmente do meu passado e abrir as portas para as novidades, materiais e emocionais, que virão no próximo ano. E esse pensamento foi reforçado depois que eu li o livro Vida Organizada, da Thais Godinho. Aliás, se você não conhece o trabalho dela, está perdendo tempo…

Nesse ano, por exemplo, eu concluí o mestrado e fechei um ciclo de estudos muito importante na minha vida. Mas agora está na hora de limpar a bagunça, e a papelada, que deixei para trás, e me dedicar nos meus novos desafios. Vale lembrar que a limpeza e a organização também podem ser consideradas, ao meu ver, como atos de responsabilidade para com seus pertences, suas memórias e sua vida.

Pensando nisso, resolvi deixar aqui uma lista para te dar uma ideia das áreas que me merecem sua atenção, para que você analise, selecione, descarte, doe ou recicle.

Leia também:
3 dicas para se organizar em 2020
7 dicas para criar o hábito de leitura
5 dicas incríveis para aprender a estudar em casa
Limpeza de fim de ano: destralhe sua vida
Foto de Priscilla Du Preez via Unsplash

1- Limpe seu guarda-roupa

Nossas roupas, sapatos, acessórios, documentos ou quaisquer outros tipos de materiais que você guarde no seu guarda-roupa, merecem um tópico especial aqui.

Para mim, é essencial retirar tudo dos armários, analisar objeto por objeto, e verificar se ele realmente tem lugar na sua vida.

Esse é uma excelente oportunidade para jogar fora os papéis inúteis, pensar sobre seu padrão de consumo e seu estilo.

2- Limpe seus armários

O guarda-roupa não é o único armário que temos em casa e geralmente é o que vive mais bagunçado. Além dele, temos vários outros armários que merecem ser analisados.

Armário da cozinha, da copa, da sala, do banheiro ou da área de serviço. Seja qual for a utilidade do seu armário, é importante limpa-los também.

3- Limpe sua estante

Aqui entra sua estante de livros ou de itens diversos. Eu admito que não tenho costume de comprar ou guardar muita bugiganga, mas os livros são o meu ponto fraco.

Sobre os livros, confesso que até quero ter uma pequena biblioteca no futuro, mas que contenha somente livros que sejam relevantes para mim.

Por isso, nessa etapa da limpeza eu seleciono os livros que eu não gostei e passo adianto, faço uma doação. Não vejo porque guardar um livro que eu não gostei, mas que pode ser legal para outra pessoa.

Esse pensamento vale para quaisquer itens que você acumule na sua estante.

4- Limpe sua(s) pasta(s) de documentos e papéis

Geralmente eu tenho papéis aleatórios espalhados em várias gavetas. E eu sei que isso não é bom, especialmente se eu quero encontrar alguma coisa.

Nessa pilha de “papéis” incluo contas, rascunhos, apostilas, relatórios, ou seja, muita coisa que talvez não tenha utilidade no futuro, mas que acabei acumulando ao longo do ano.

Então, no fim do ano sempre separo um tempo para analisar essa papelada e decidir o que sai e o que continua.

Com isso, acabo abrindo mais espaço para a papelada do próximo ano, além de organizar aquilo que não pode ser descartado.

Limpeza de fim de ano: destralhe sua vida
Foto de Joyce McCown via Unsplash

Leia também: Como definir seus objetivos de vida?

Dicas Extras

Se você tem interesse em se aprofundar nesse assunto de limpeza e aprender como manter a casa e a rotina organizada, recomendo as seguintes leituras.

Faça a limpeza de modo gradual, aos poucos

Como você percebeu, a lista de limpeza de fim de ano acima tem apenas 4 itens. Pode parecer pouco, mas, provavelmente, você nem vai conseguir fazer tudo em um dia. É muita coisa para ser analisada, selecionada, limpa e reorganizada. Sim, porque você vai ter que colocar tudo no lugar depois.

Mas não precisa enlouquecer com a quantidade de trabalho. Divida essa tarefa em partes e faça um pouco toda semana, por exemplo. No fim você vai notar o quanto você destralhou na sua casa! E a melhor parte de todo esse trabalho é que você e sua casa estarão prontas para receber os novos objetos e novos projetos do próximo ano.

Boa sorte na sua limpeza!

Publicado por

Curiosa, apaixonada por livros e completamente consciente de que ainda tem muito a aprender. Acredita que a educação e o trabalho não apenas libertam, mas também te fazem transbordar. E isso está ao alcance de todos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s