4 testes de personalidade que você precisa fazer

Um dos objetivos desse blog é te ajudar a crescer e a se transformar. E eu acredito que o acesso à educação e ao conhecimento podem nos ajudar nesse processo.

Porém, é importante lembrar que você só transforma o que conhece. Como posso saber se realmente obtive um crescimento se eu não sabia como eu era antes?

E foi pensando nessa necessidade de nos conhecermos melhor e de saber o que precisa ser transformado, que resolvi compartilhar alguns testes de personalidades conhecidos.

Leia também: 5 cursos online para fazer em 2020

Vale lembrar que os testes abaixo não são determinantes na sua vida. Ou seja, não devem ser considerados como uma espécie de “bula de remédio”. Mas eles podem servir como um “guia geral sobre si mesmo”

Além disso, a melhor parte é que os resultados são capazes de explicar características minhas que eu não saberia como colocar em palavras, mas que fazem todo o sentido!

Você vai entender o que eu quero dizer após fazer esses testes abaixo. Sem mais demora, confira essa lista.

testes de personalidade
Foto de Vince Fleming via Unsplash

1- 16personalities

Esse foi o primeiro teste de personalidade que eu fiz. E acredito que é um dos mais completos em termos de resultados.

16personalities é baseado várias teorias e estudos comportamentais, como a teoria de Tipos Psciológicos do psiquiatra Carl Jung e a teoria de Estilos de Interação de Linda Berens.

Com base nesse teste de 12 minutos de duração, você será encaixado em uma das em uma das 16 personalidades. E ainda terá acesso a descrição completa de cada um deles, incluindo suas tendências profissionais e até escolhas afetivas.

É tão impressionante que te dou um conselho aqui: de todos os testes aqui apresentados, se você tiver que escolher apenas um para fazer, então faça esse!

Leia também: Aprenda a encerrar ciclo

2- Via Character Test

Você sabe quais são os seus pontos fortes? Se a resposta for “não”, então você precisa fazer esse teste. Conheci esse site através do blog da Dani, o Emprelas, e ele é ótimo!

Basicamente, ele te fornece uma lista com suas características que podem ser consideradas como “pontos fortes” e “pontos fracos”.

Ter acesso a esse tipo de informação pode te ajudar a ter clareza quanto ao que precisa melhorar e ainda pode te ajudar a saber o que você pode explorar enquanto profissão, por exemplo.

Enfim, faça o teste e depois me conte o que descobriu.

Lembrando que, apesar da página inicial estar em inglês, é possível escolher fazer o teste em português no momento em que você se cadastra.

3- Personal Values Assessment

Esse é o teste que vai te fazer pensar sobre os seus valores. Após responder um pequeno exercício, que parece bobo a princípio, você receberá um e-mail com uma breve explicação e os seus resultados.

Ler a explicação é importante, porque através dela você entenderá o Modelo dos Setes Níveis de Consciência de Richard Barret, usado como referência para a realização desse teste de personalidade.

Após essa explicação, será mais fácil entender os resultados, sua lista de valores. Além disso, você ainda pode fazer os dois exercícios propostos para te fazer repensar sobre esse assunto.

E por que os valores são importantes? Porque eles atuam como guias nas decisões que tomamos na vida. Por isso eu defendo que você faça esse teste.

Lembrando que para fazer o teste em português é necessário escolher esse idioma na página inicial.

Leia também: Como investir em educação na idade adulta?

4- Teste de Eneagrama

Esse teste consiste na associação das emoções humanas e as personalidades. Essa associação ocorre através da utilização de eneagrama, que é uma figura geométrica composta por um círculo, um triângulo e uma hexade.

A história completa desse teste você pode encontrar aqui. E já dianto que ele pode ser uma excelente ferramenta de autoconhecimento.

Por isso, recomendo que você faça o teste do eneagrama e conheça melhor a sua personalidade.

testes de personalidade
Foto de Laurenz Kleinheider via Unsplash

O que você precisa melhorar?

Quando tiver os resultados em mãos, espero que reflita em como suas características estão afetando, positiva ou negativamente, o seu desenvolvimento pessoal.

Falo isso porque acredito que nossa saúde emocional e psicológica estão totalmente relacionadas a esse desenvolvimento. Por isso, ter acesso a essas informações podem tanto te ajudar a se descobrir quanto a crescer.

Lembrando que esses testes não substituem uma avaliação psicológica. Além disso, caso necessário, procure ajuda profissional para te ajudar na sua avaliação e superação.

Publicado por

Curiosa, apaixonada por livros e completamente consciente de que ainda tem muito a aprender. Acredita que a educação e o trabalho não apenas libertam, mas também te fazem transbordar. E isso está ao alcance de todos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s