5 dicas para evitar a procrastinação nos estudos

Desde a minha graduação eu luto contra a procrastinação. O mais engraçado é que antes disso, eu era bem mais organizada com relação aos meus estudos. Talvez em função do aumento de responsabilidade, comecei a procrastinar nos estudos. E eu sei que não sou a única a apresentar esse comportamento.

Para você ter uma ideia, essa pesquisa realizada com 604 estudantes da graduação, em sua maioria do Rio Grande do Sul, mostrou que 82,6% deles afirmaram que procrastinam tarefas acadêmicas com alguma frequência. E quais motivos causaram esse comportamento nos estudantes? Segundo o estudo, principalmente a preguiça, o cansaço e a falta de tempo.

Vale lembrar que esses motivos também podem estar relacionados com questões psicológicas, como ansiedade e depressão. Por isso, também é importante avaliar se você pode se encaixar nesses casos e, se necessário e possível, procurar ajuda.

Eu, por exemplo, sempre fui muito ansiosa. Com o tempo, aprendi a criar estratégias para lidar com a minha ansiedade e, como consequência, lidar com a procrastinação nos estudos.

Com base nessa experiência, resolvi compartilhar o que aprendi e que também podem te ajudar a evitar a procrastinação.

5 dicas para evitar a procrastinação nos estudos
Foto de Alexa Williams via Unsplash

1- Tenha uma agenda

Começar a usar uma agenda foi um divisor de águas para mim. Passei a me programar melhor para realizar as tarefas pendentes. Hoje entendo que, diante de tantas informações e compromissos, não consigo lembrar sozinha de tudo que precisa ser feito.

Mas com o auxílio de um calendário, consigo visualizar minhas pendências de estudo, anotar os prazos e ainda dividir parte das atividades para serem desenvolvidas em dias diferentes. Assim, fazendo um pouco todos os dias, consigo concluir projetos maiores, inclusive de estudos a lingo prazo.

2- Planeje sua semana

Um dos melhores hábitos que desenvolvi foi o de planejar minha semana no domingo e fazer alterações durante a semana. E você também terá bons resultados se planejar seu dia na noite anterior.

Aliás, sobre organização e planejamento, sugiro que leia o que aprendi com o livro Vida Organizada.

Mas por que isso pode te ajudar nos estudos? Porque você já começa o dia com os seus objetivos e prioridades definidos. Não vai perder tempo com sua ansiedade pensando em tudo o que precisa fazer ou planejando em cima da hora.

3- Utilize a técnica Pomodoro

Como é difícil estudar ou fazer alguma tarefa chata, complicada e desinteressante! Nesses momentos minha procrastinação vai às alturas. E para driblar essa vontade de adiar mais uma vez algum importante, recomendo a utilização da técnica pomodoro.

Essa técnica consiste na utilização de um cronômetro/ timer/ relógio que irá marcar 25 minutos. Nesse tempo, você irá se dedicar integralmente e com foco total a apenas uma atividade. E não vale roubar aqui. Desligue todas as distrações nesse período de tempo.

Concluindo esse tempo, você fará uma pausa de 5 minutos, que é obrigatória para que a técnica dê certo. Em seguida, você pode reiniciar seus ciclos de estudos de 25 minutos.

Pode parecer besteira e pouco tempo para fazer algo. Mas pensa comigo: se dedicar ao estudo de um assunto importante por 25 minutos, é melhor do que não conseguir fazer nada.

Já consegui fazer muita coisa utilizando essa técnica, especialmente nos dias que estou muito ansiosa. Te aconselho a tentar usá-la.

Para saber mais sobre essa técnica, sugiro que assista esse vídeo do IlustradaMente.

5 dicas para evitar a procrastinação nos estudos
Foto de JESHOOTS.COM via Unsplash

4- Tente fazer o mais difícil primeiro

Aprendi que me sinto bem melhor quando consigo concluir as tarefas mais difíceis primeiro, ou estudar o conteúdo mais complicado.

Quando faço isso, tenho o resto do tempo livre para me dedicar com mais calma àquilo que não demanda tanto esforço e, em geral, é mais fácil e mais interessante. Não fico pensando naquele assunto, conteúdo, relatório que ainda preciso concluir.

Mas atenção: nos dias em que a procrastinação está muito grande, eu começo pelo mais fácil mesmo.

Como marco na minha agenda todas as tarefas que concluo, ao ver que conseguir realizar alguma ação, mesmo que mais fácil ou pequena, me sinto motivada a continuar trabalhando em prol dos meus outros objetivos do dia.

Por isso eu falei “tentar fazer o mais difícil primeiro”. Veja se isso será eficaz na sua situação. Se não der certo, não tem problema. O importante é começar a fazer algo.

5- Descanse e se alimente bem

Estudar loucamente ou se dedicar a uma atividade durante muitos dias e horas sem uma pausa, vai te deixar mal. Você não é uma máquina, é um ser humano, e como tal, precisa de um tempo para se recuperar, para dormir e para se alimentar bem.

Falo isso porque sempre que durmo mal, passo muitos dias comendo besteira ou fico muito cansada em função de trabalhos e estudos excessivos, eu me sinto mal física e emocionalmente. Ou seja, isso não é coisa de especialista não, é vida real mesmo.

Por isso eu digo que se alimentar da melhor maneira possível, ter sempre uma garrafa de água por perto e ter uma boa noite de sono, fazem diferença no seu processo de aprendizado.

Quando consigo manter esses hábitos, sempre sou mais produtiva.

Conclusão

É possível lidar com a procrastinação nos estudos com medidas simples, como a organização e a utilização a técnica pomodoro. Analise as dicas apresentadas aqui e tente aderir as que forem eficientes na sua rotina. O importante é que você consiga tirar seus planos do papel e não permitir que a procrastinação continue atrapalhando os seus estudos e a sua vida.

Publicado por

Curiosa, apaixonada por livros e completamente consciente de que ainda tem muito a aprender. Acredita que a educação e o trabalho não apenas libertam, mas também te fazem transbordar. E isso está ao alcance de todos.

3 thoughts on “5 dicas para evitar a procrastinação nos estudos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s