Por onde começar a estudar arte?

No último post expliquei os motivos que me levaram a desejar aprender mais sobre arte. Percebi que preciso conhecer mais sobre a história e a me sensibilizar diante das mais variadas expressões de arte. Estudar arte é também saber apreciar o belo e se desenvolver.

E após chegar a essa conclusão, comecei a fazer aquela pergunta fundamental: Como estudar arte? Eu não tinha muita noção por onde começar. Meu ensino de arte na escola foi péssimo e eu não tenho boas referências nesse assunto.

Porém, depois de pesquisar sobre o tema, percebi que, felizmente, existe muito material na internet que pode nos ajudar a começar essa jornada de aprendizado. Eu falo começar porque o assunto é extenso, mas é importante ter um ponto de partida e uma linha de raciocínio para seguir.

Pensando nisso, resolvi fazer uma lista com indicações de fontes nas quais tenho buscado informações. A partir dessas indicações você pode começar a montar seu próprio plano de estudos sobre arte.

Espero que essa lista te ajude.

Leia também: As 10 bibliotecas mais lindas do mundo

1- Livro: A história da arte

Por onde começar a estudar arte? A história da arte.

Se você já acompanha meu trabalho aqui no blog, sabe que um livro não poderia ficar fora da lista (porque eu amo ler), então uma indicação de livro não poderia ficar de fora dessa lista.

Ao começar a pesquisar sobre o tema, me deparei com esse livro intitulado A história da arte, do Ernst Gombrich, considerado um livro essencial e introdutório sobre o assunto.

Além da versão completa, você também pode adquirir a edição de bolso desse livro “A história da arte”. E isso é ÓTIMO, porque ele é bem mais barato que a versão original. Para quem, assim como eu, não pode gastar muito com livros, essa é uma boa opção. Fica a dica 😉

2- Princípios para a interpretação da arte

Buscando informações sobre como interpretar obras de arte, encontrei esse capítulo intitulado Principles for interpreting art (Princípios para a interpretação da arte, em tradução livre). Nele, você vai encontrar dicas e explicações que vão te ajudar a interpretar e caracterizar as obras de arte. Vale muito a leitura!

Aparentemente esse documento, disponibilizado em pdf e gratuitamente na internet (abençoada seja essa boa alma que escaneou esse livro), pertence ao livro Interpreting Art: Reflecting, Wondering, and Responding, do Terry Barret.

Barret é professor de educação artística da Universidade de Ohio. Infelizmente, só encontrei esse documento em inglês, mas você pode copiar para o Google tradutor, caso não saiba o inglês. Aproveite a oportunidade para ler esse capítulo e, caso queira se aprofundar sobre esse assunto, adquira o livro completo.

Por onde começar a estudar arte?
Foto de Nicole Baster via Unsplash

3- História da Arte – Univesp

Eu amo estudar história! Entender o que há por trás de tudo que ocorre torna os fatos mais digeríveis para mim. Por isso, acredito que saber a história da arte também é importante para entendermos os movimentos artísticos.

E foi pesquisando sobre o tema que me deparei com essa série de vídeos da UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), que estão disponíveis gratuitamente no youtube.

Essa lista agrupa vídeos com cerca de 20 minutos de duração cada e que abordam a arte desde a Pré-história até a Grécia na Antiguidade. Vale a pena conferir essa playlist!

4- História da Arte – Vomitando arte

Ainda sobre história da arte, também encontrei essa playlist de vídeos da Christiane Pinheiro. Nessa playlist você encontrará muito mais informação, já que ela contém vários vídeos que explicam a arte desde a Pré-história até o Neoclassicismo. São vídeos curtos, mas o conteúdo é incrível. Vale a pena assistir esses vídeos para aprender mais.

5- @arinoert

Conheci o perfil da @arinoert através do twitter e amo a forma descontraída e engraçada que ela fala sobre história da arte. Prepare-se para aprender enquanto se diverte! É sério, vale muito a pena acompanhar suas postagens por lá!

(Quem disse que no Twitter não tem cultura, né?)

Lembrando que ela trabalha com fotografias e pinturas, pesquisa sobre o Renascimento italiano e Raffaello e está fazendo pós-graduação em História da Arte. Ou seja, tem capacidade para falar sobre o assunto.

6- Aplicativo Daily Art

Comece a estudar arte.

E foi através da dica da @arinoert que descobri o app DailyArt, um aplicativo GRÁTIS maravilhoso que vai te ajudar a conhecer sobre as mais diversas pinturas e obras de arte.

Existe a possibilidade de assinar o DailyArt PRO e ter acesso a mais recursos, como a possibilidade pesquisa completa do acervo. Porém, por enquanto eu utilizo a versão gratuita e tenho gostado bastante.

Funciona assim: todos os dias o app te envia a imagem de alguma obra artística com um breve comentário sobre a sua história e significado. Eu estou amando a experiência de aprendizado!

Esse aplicativo está disponível para Android e IOS.

Sou uma aprendiz

Sou apenas uma aprendiz sobre o mundo artístico. Estou começando a construir minha própria trilha de estudos sobre arte e, por isso, ressalto que certamente esse post não contém todas as respostas que vão te ajudar a estudar arte.

Essas são apenas as referências que eu encontrei, mas que resolvi compartilhar mesmo sabendo que é pouco. E ficarei muito feliz se você tiver mais dicas para compartilhar comigo sobre esse assunto.

Vamos aprender juntos?

Publicado por

Curiosa, apaixonada por livros e completamente consciente de que ainda tem muito a aprender. Acredita que a educação e o trabalho não apenas libertam, mas também te fazem transbordar. E isso está ao alcance de todos.

8 thoughts on “Por onde começar a estudar arte?

    1. Espero que essas dicas tenham ajudado então! Fiz esse post porque também me sentia perdida, mas essas informações me ajudaram 🙂 Obrigada pelo comentário!

      Gostar

  1. Que massa! Sou arquiteta e lembro que uma das coisas que me fez querer cursar arquitetura foi essa paixão por história da arte que me pegou de jeito. Infelizmente, tudo é visto tão por cima durante a faculdade, algo apenas parcial, que não dá tempo de desenvolver um conhecimento mais amplo sobre o assunto. Gostaria de aprofundar os estudos nesse campo, tendo em vista que minha grande paixão é o restauro. Para mim, eles caminham lado a lado. Muito obrigada por essa postagem. Ela é riquíssima!

    Liked by 1 person

    1. Oi Camila! Poxa, fico muito feliz em saber que esse artigo te ajudou de alguma forma 🙂 O mundo da história da arte é muito interessante mesmo, por isso também quero me aprofundar nesse assunto. E para você que tem interesse em restauração, deve ser mais importante ainda. Obrigada pelo comentário!

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s