Eu preciso aprender sobre arte?

Eu nunca me importei muito com a arte e o seu significado. Acreditava que arte era só uma matéria fácil na escola, daquelas que você fazia um trabalho qualquer e sabia que ia tirar uma boa nota.

Mas o tempo da escola passou e eu cresci, ainda sem entender direito o que é arte e qual a sua utilidade. “Coisa de gente muito rica”, era o que eu pensava. Não de um modo pejorativo, apenas no sentido de ser algo inacessível para mim.

O ponto da virada

Eu preciso aprender sobre arte?
Fonte: Filmow

Até que, recentemente, por indicação da minha irmã, assisti um documentário do filósofo Roger Scruton chamado Why Beauty Matters? (Por que a beleza importa?).

Nesse documentário, Scruton demonstra que a arte, expressa das mais variadas formas, como pintura, escultura e arquitetura, é fundamental para expressar o que é belo, e que a beleza, por sua vez, é um valor fundamental para o bem estar e desenvolvimento humano.

É por isso que você se sente melhor quando está num ambiente mais limpo e organizado. Por que a beleza importa, a simetria, o organização, a combinação de cores, fazem bem para a nossa saúde mental.

Pelo mesmo motivo, os museus que contém obras artísticas clássicas estão sempre cheios, assim como os cenários de belezas naturais continuam encantando os turistas. O belo chama a atenção e nos sentimos bem perto dele.

Eu preciso aprender sobre arte?
Santorini, Grécia. Foto de Hello Lightbulb via Unsplash

É claro que existem muitas obras de arte de gosto duvidoso. Não podemos esquecer que a arte também é um instrumento de expressão política, e que a relativização da beleza anda jundo com o relativismo de uma série de outras coisas.

Se não aprendemos a apreciar o que é belo, construímos nosso mundo sem cor e forma, feio ou apenas de modo funcional. E você pode ter certeza que se sentiria muito melhor em outro lugar.

Quando eu entendi isso, despertei minha vontade de estudar e tentar entender mais sobre arte.

Por que eu quero aprender sobre arte?

Eu preciso aprender sobre arte?
Photo by gilber franco on Unsplash.

Eu preciso aprender sobre arte porque acredito que o contato com a beleza, assim como o contato com a natureza, faz bem para a minha saúde mental, forma o meu imaginário e institui boas referências para que eu construa o meu próprio mundo.

Leia também: Use a literatura para se desenvolver

Eu quero aprender sobre arte porque quero ser capaz de distinguir entre uma obra artística boa ou ruim, seja um filme, uma exposição, ou qualquer outra forma de expressão artística. Não quero aceitar de forma passiva o que definem como arte.

Eu quero aprender sobre arte porque uma imagem vale mais do que mil palavras, tem mais valor que qualquer texto e é capaz de tocar qualquer pessoa, independente de sua classe social.

Aliás, apreciar o que é belo não é e nunca será uma propriedade intelectual daqueles que se consideram um tipo de elite metida a intelectual, que gosta de dizer aos demais o que devem ou não gostar.

A arte deve ser capaz de sensibilizar a todos. Se não o faz, não acredito que seja arte.

Aliás, sobre isso, sugiro que leia a matéria que relata que uma faxineira jogou fora uma “obra de arte” porque achou que fosse lixo de uma festa. Uma exposição onde o “artista” joga lixo no chão e diz que é arte, não deveria ser levado a sério.

Estou apenas começando

Sei que ainda tenho muito o que estudar. Tenho consciência de que além de aprender a apreciar a arte em si, precisarei estudar as técnicas artísticas, os conceitos e a história. Como gosto de estudar, isso será um prazer.

Por fim, recomendo que você assista o documentário do Roger Scruton e tire suas próprias conclusões sobre esse documentário.

Publicado por

Curiosa, apaixonada por livros e completamente consciente de que ainda tem muito a aprender. Acredita que a educação e o trabalho não apenas libertam, mas também te fazem transbordar. E isso está ao alcance de todos.

4 thoughts on “Eu preciso aprender sobre arte?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s