4 dicas simples para desenvolver o hábito da escrita

Você vai demorar cerca de 20 anos para desenvolver uma escrita eficiente, voltada para o leitor. Esse processo ocorre em três etapas, da infância até a fase adulta. Porém, para alcançar a essa eficiência, você precisa praticar. Por isso, por isso resolvi deixar essas dicas simples (e práticas) para te ajudar a desenvolver o hábito da escrita.

1- Por que você quer melhorar sua escrita?

Ok. Isso não é uma dica, mas é um questionamento necessário para começar essa jornada. Você precisa saber o motivo que te levou a investir na escrita. Afinal, você vai precisar investir seu tempo nisso.

Pode ser que você queira melhorar sua escrita porque sonha em escrever um livro, ou apenas aprimorar seus relatórios e trabalhos acadêmicos. Não importa qual o seu motivo, desde que seja forte o suficiente para não te fazer desistir.

2- Leia bastante

Para desenvolver o hábito da leitura você vai precisar de referências de escrita e organização, por isso a leitura é fundamental nesse processo. Você pode até se inspirar no seu autor preferido no momento de escrever. Além disso, ler expande seu imaginário e permite que você se torne mais criativo na construção do seu texto.

Vale lembrar ainda que, além dos livros, também é importante ler contos, poesias, jornais etc. Assim, você se expõe a gêneros textuais diferentes e aprende que existem diversas formas e objetivos para se atingir através da escrita.

4 dicas para desenvolver o hábito da escrita

3- Determine um horário para escrever todos os dias

Para desenvolver o hábito da escrita, você precisa escrever todos os dias, não tem jeito. No começo, para ajudar a estabelecer esse hábito, recomendo que você separe um espaço na sua agenda e determine um horário para escrever, da mesma forma que você separa um horário para fazer atividade física, leitura, curso etc.

Isso vai te ajudar a se acostumar a desenvolver essa atividade. Além disso, sugiro que esse tempo seja de, pelo menos, 30 minutos, para que você tenha tempo de desenvolver o pensamento e colocar em palavras.

4-Compartilhe o que você escreve

Manter o hábito da escrita foi um dos motivos que me levaram a criar esse blog. Poder criar conteúdo para blogs, redes sociais etc. é uma oportunidade maravilhosa! E o melhor: você pode escrever o que você quiser!

Por isso, recomendo que você crie seu próprio projeto e não tenha vergonha de compartilhar seus textos. Com certeza você vai se sentir mais motivado a escrever.

Para quem deseja escrever um livro, especificamente, plataformas como o Wattpad e a Amazon KDP podem ser utilizadas para compartilhar seu ebook de forma gratuita.

Você também pode procurar por grupos que promovam a escrita, através de encontros semanais ou fóruns de discussão online, como é o caso do Ninho de Escritores.

Lembre-se: o desenvolvimento ocorre através de um processo linear

Isso significa que você só vai melhorar através da prática, do estudo e com o passar do tempo. Não espere se tornar um Stephen King agora que está começando. Tenha paciência, seja consistente e acredite no processo. Você vai vai melhorar!

Publicado por

Curiosa, apaixonada por livros e completamente consciente de que ainda tem muito a aprender. Acredita que a educação e o trabalho não apenas libertam, mas também te fazem transbordar. E isso está ao alcance de todos.

One thought on “4 dicas simples para desenvolver o hábito da escrita

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s