Você vai demorar 20 anos para amadurecer sua escrita

Sempre gostei de escrever. A escrita me permite organizar melhor meus pensamentos e, como consequência, me expressar melhor. E tenho consciência de que ainda tenho muito o que melhorar nos meus textos. E acredito que, se você for um amante da escrita como eu eu, também terá interesse em amadurecer sua escrita.

Pesquisando sobre os benefícios do hábito de escrever, encontrei esse artigo maravilhoso chamado “Training writting skills: A cognitive developmental perspective” ( Treinamento de habilidades de escrita: uma perspectiva de desenvolvimento cognitivo, em tradução livre).

Nesse artigo, o autor Ronald T. Kellog, da Universidade Saint Louis (EUA), apresenta, entre outros dados, o processo de desenvolvimento da escrita, assim como seus benefícios para o desenvolvimento cognitivo do ser humano, especificamente a memória e o pensamento.

O pensamento e a escrita andam juntos

Você vai levar 20 anos para amadurecer sua escrita
Foto de Bookblock via Unsplash

Para o autor, o pensamento está tão intimamente ligado a escrita que, pelo menos em adultos, eles são gêmeos. E entende-se como pensamento não apenas a habilidade de organizar e expressar suas ideias, mas também de criá-las. Falo isso porque existem muitas pessoas confundem a capacidade de pensar com boa oratória, quando muitas apenas reproduzem algo que defendem.

Preste atenção nos grandes pensadores da história, como Platão, Friedrich Nietzsche, Immanuel Kant, René Descartes etc. Eles também foram grandes escritores, que conseguiram expressar de forma convincente o que acreditavam, a ponto de serem citados até hoje.

Mas até chegar a esse ponto de maturidade textual, será necessário um processo de desenvolvimento dessa habilidade. Para Kellog, aprender a compor de forma eficiente um texto extenso, pode ser entendido como uma tarefa semelhante à aquisição de conhecimentos em domínios relacionados a cultura, como jogar xadrez e tocar um instrumento musical.

Para se tornar um bom jogador de xadrez ou um violinista, por exemplo, serão necessários, no mínimo, 10 anos de aprendizado e dedicação. E para se tornar um escritor talentoso? Aparentemente são necessários mais de 20 anos de maturação, instrução e treinamento.

Os 3 estágios de desenvolvimento da escrita

Ainda segundo Kellog, esse tempo é necessário porque a habilidade da escrita ocorre em três estágios, que refletem um processo de melhoria contínua em função da prática, característica típica da habilidades perceptivo-motoras e cognitivas.

No primeiro estágio da escrita você se limita a contar apenas o que você sabe (Knowledge-Telling ). No segundo estágio, você se torna capaz de escrever algo que você sabe e que o represente. Nesse caso o texto atende as suas expectativas (Knowledge-Transforming). E no último estágio, você finalmente se torna capaz de escrever para o leitor (Knowledge-Crafting). Todo esse processo demora cerca de 20 anos, conforme mostra o gráfico abaixo.

Você vai levar 20 anos para amadurecer sua escrita
Gráfico dos estágios do desenvolvimento cognitivo da escrita. Disponível em Kellog, 2008.

Vale lembrar que essa evolução só ocorre através da prática contínua. Para se tornar um bom escritor, você precisa (advinha só!) escrever. E eu acrescentaria ler bastante também, a fim de expandir seu imaginário e seus conhecimentos, que servirão de base para o seu processo de escrita.

Conclusão

A prática de uma atividade sempre nos levará ao seu aperfeiçoamento. Com a escrita não é diferente. Por isso, caso você queira amadurecer sua escrita, tenha paciência e invista na criação e manutenção desse hábito. Com o tempo, você colherá frutos.

Ah! E se puder, leia o estudo do Kellog. É muito interessante!

Publicado por

Curiosa, apaixonada por livros e completamente consciente de que ainda tem muito a aprender. Acredita que a educação e o trabalho não apenas libertam, mas também te fazem transbordar. E isso está ao alcance de todos.

One thought on “Você vai demorar 20 anos para amadurecer sua escrita

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s