7 dicas para criar o hábito de leitura

Infelizmente a população brasileira deixa muito a desejar em termos de hábito de leitura. Já até comentei sobre os dados de alfabetização e interpretação de textos revelados pelo Inaf e pelo PISA 2015.

Para você ter uma ideia, em comparação aos países desenvolvidos, a qualidade de leitura é tão ruim que, se continuarmos nesse ritmo, vamos demorar 260 anos para atingir a mesma qualidade que eles possuem. Isso mesmo: 260 anos!

E as consequências sociais, políticas e econômicas disso são terríveis. Isso porque atrelado ao hábito de leitura, também podemos associar o desenvolvimento da capacidade de interpretar textos, organizar e criar ideias, fazer associações etc. Ou seja, não é à toa que vamos tão mal em exames internacionais de ensino.

Além disso, não podemos esquecer que aquele que não lê está condenado a ser influenciado por aquele que lê. Caso você não tenha percebido, os grandes empresários e políticos possuem o hábito da leitura. Ou tem como subordinado alguém que lê muito.

Afinal, como diz o ditado: “Em terra de cego, quem tem um olho é rei.” Ou seja, num país com tantos problemas educacionais, quem tem acesso ao conhecimento certamente terá vantagens.

Além desses impactos, não podemos esquecer do impacto no próprio desenvolvimento do indivíduo, já que a leitura é capaz de ajudar no seu processo de desenvolvimento pessoal e profissional.

E se você ainda não tem o hábito de leitura, não se envergonhe disso. Ainda há tempo para mudar. Foi pensando nisso que resolvi criar uma lista de dicas que podem te ajudar a cultivar esse hábito de leitura.

7 dicas para criar o hábito de leitura
Foto de Fabiola Peñalba via Unsplash

1- Tenha uma motivação

Além da explicação acima, ter um motivo mais prático para começar a ler também é importante. Você quer informações que podem te ajudar no seu trabalho? Você precisa estudar algo específico? Você tem curiosidade para aprender mais sobre alguma coisa? Por que você deseja começar a ler? Ter uma motivação vai te ajudar a se manter firme até criar um hábito.

2- Escolha livros que te interessem

Agora que você já sabe porque gostaria de criar o hábito da leitura, está na hora de procurar os livros que estejam relacionados a essa motivação. E não adianta começar a ler os livros de George Orwell, se não é esse o tipo de assunto que te interessa. Quanto mais próximo dos seus interesses, melhor. Com o tempo, você pode ir ampliando seu leque de possibilidades.

3- Não comece pelo mais difícil

Preciso lembrar que, mesmo dentro dos temas que te interesse, você irá encontrar desde livros mais simples até livros mais complexos. E se você está começando, sugiro que fique com os livros mais simples, porque geralmente eles possuem uma escrita mais fácil de ser entendida e são capazes de prender sua atenção por mais tempo.

4- Defina pequenas metas diárias

Estabeleça pequenas metas diárias de leitura e se comprometa a cumpri-las. Por exemplo, ler 5 páginas todos os dias ou ler pelo menos 10 minutos todos os dias. Pode parecer pouco, mas, se você conseguir manter essa meta, no fim do ano você já terá lido mais do que a média dos brasileiros. E isso já vai fazer diferença.

5- Estabeleça um horário

Se possível, defina um horário para ler todos os dias. Eu, por exemplo, leio antes de dormir, porque é o tempo que eu tenho para me dedicar a leitura. É importante analisar a sua rotina e perceber aonde você pode encaixar esse hábito.

6- Sempre tenha um livro com você

Quem tem um livro nunca está sozinho. Ou entediado. Depois que você começar a carregar um livro para onde for, vai perceber que sempre há oportunidade para ler alguma coisa. Dá para ler até mesmo durante o percurso para o trabalho ou faculdade.

7- Acesse sites e perfis especializados

Acessar sites como o da Amazon e acompanhar o trabalho de pessoas que falam sobre livros, sempre me lembram sobre a quantidade de livros incríveis que ainda quero ler. E isso me motiva a continuar lendo. Por isso, sugiro que faça o mesmo e busque pessoas que comentem e recomendem livros dentro da sua área de interesse.

7 dicas para criar o hábito de leitura
Foto de Nicole Honeywill / Sincerely Media via Unsplash

Conclusão

Criar o hábito de leitura não precisa ser difícil, nem sacrificante. Ler é um hábito prazeroso e que ainda vai te ajudar a se desenvolver. Por isso, não desista! No futuro você vai se agradecer por ter começado a ler agora.

Publicado por

Curiosa, apaixonada por livros e completamente consciente de que ainda tem muito a aprender. Acredita que a educação e o trabalho não apenas libertam, mas também te fazem transbordar. E isso está ao alcance de todos.

3 thoughts on “7 dicas para criar o hábito de leitura

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s