Use a literatura para se desenvolver

Acredito que o amadurecimento e o desenvolvimento pessoal ocorrem a partir de várias vias, entre elas a literatura. Falo isso porque já li muito sobre desenvolvimento pessoal, mas o principal material que me ajudou a enxergar a literatura dessa forma foi esse vídeo do Caio Perozzo. Aliás, recomendo que você assista esse vídeo quando puder.

Mas como a literatura pode nos ajudar nesse processo?

A explicação para essa pergunta é simples. Bons livros nos contam boas histórias. E boas histórias nos dão a oportunidade de traçar um paralelo entre o enredo do livro e a nossa própria vida.

Assim, você passa a se enxergar como um dos personagens, a conectar esses personagens com as pessoas e a realidade a sua volta, a aprender mais sobre os relacionamentos humanos e a encontrar personagens que te inspiram a melhorar.

Além disso, a literatura é capaz de expandir o seu imaginário e de te colocar em contato com experiências que, de outra maneira, talvez você não tenha a oportunidade de viver nessa vida. Você passa a sonhar e a imaginar uma realidade diferente da sua. E quando falo em sonhar, não estou me referindo a visão romântica do termo, e sim a expandir seu universo de possibilidades.

Use a literatura para se desenvolver
Photo by Renee Fisher on Unsplash

Como tenho utilizado a literatura como ferramenta do meu desenvolvimento pessoal?

Depois que assisti o vídeo do Caio e que conheci essas informações sobre o Inaf e o Pisa, fiquei preocupada com meu próprio letramento e desenvolvimento. Percebi que precisava urgentemente modificar minha relação com a leitura.

Falo isso porque, apesar de gostar de ler,o meu passado sempre foi repleto de livros de romance do tipo “água com açúcar”, que na verdade não agregam muita coisa, e uns poucos livros de autoajuda.

Mas sempre é tempo para mudar e reaprender.

Para mudar os meus hábitos, minha meta atual de leitura é intercalar bons romances, com livros de desenvolvimento pessoal ou livros relacionados a história, filosofia e ciência. Esse esquema foi montado depois que percebi que tenho muitos livros na minha lista de espera de leitura e que estão relacionados com essas temáticas. Muitos deles são clássicos e recomendações de pessoas que admiro muito, como Jordan Peterson.

Outra dica importante para utilizar a literatura é ter paciência para digerir a leitura. Não ler apenas por ler, mas para entender a mensagem que está contida ali, mesmo que para isso você demore um pouco mais nessa leitura. Sem neurose para ler 300 livros por ano. O objetivo é tirar o melhor proveito dessas leituras.

Recomendações

Por fim, não poderia terminar esse texto sem indicar que você siga o perfil do @aformacaodoimaginario no Instagram, que também me ajudou a enxergar a importância do contato com a boa literatura. Além disso, também recomendo que você assista esse vídeo que também fala um pouco sobre o papel da literatura na formação básica.

E não se esqueça: a leitura pode transformar você.

Publicado por

Curiosa, apaixonada por livros e completamente consciente de que ainda tem muito a aprender. Acredita que a educação e o trabalho não apenas libertam, mas também te fazem transbordar. E isso está ao alcance de todos.

8 thoughts on “Use a literatura para se desenvolver

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s