5 lições que aprendi com o livro Vida Organizada

Já faz alguns anos que acompanho o trabalho da Thais Godinho a frente do Blog Vida Organizada. E foi por acompanhá-la que resolvi comprar o seu primeiro livro, também chamado de Vida Organizada.

Confesso que esse livro já estava na estante há algum tempo, mas fiquei adiando a leitura porque achava que não estava preparada para lê-lo. Pensava que, por não ter casa própria e ainda estar na graduação quando comprei esse livro, não deveria lê-lo. Nem parece que acompanho o trabalho da Thais, né? Pois é, foi besteira minha…

Mas finalmente percebi que precisava aprender a gerenciar melhor o meu tempo e as minhas tarefas. E depois dessa leitura fiquei pensando em como fui boba por não ter lido antes. Para que você não cometa esse mesmo erro, resolvi compartilhar aqui algumas lições que aprendi com o livro Vida Organizada: Como definir prioridades e transformar seus sonhos em objetivos.

5 lições que aprendi com o livro Vida Organizada
Photo by Jazmin Quaynor on Unsplash

1- Trace os seus objetivos de vida

Se você quer mesmo ter uma vida organizada, precisa saber o que quer e porque faz o que faz. Por isso, o capítulo 2 do livro é dedicado a te ensinar como definir suas metas de vida. Até escrevi sobre isso em outro post e sugiro que você faça o exercício de pensar sobre o seu futuro.

2- Destralhe sua casa, destralhe sua vida

Pare de acumular coisas que você não precisa ou não usa mais! Aprenda a doar esses itens em desuso e a jogar fora aquilo que não serve mais para ninguém. É importante que você sempre faça esse processo, especialmente antes de comprar qualquer coisa. Sobre isso, recomendo fortemente a leitura completa do capítulo 3 do livro, que fala sobre a casa, e o capitulo 7, que trata do destralhe no trabalho.

3- Tenha uma agenda

Não confie em sua mente. Em função da quantidade de tarefas que temos para fazer, é importante anotar nossos compromissos e nosso planejamento para semana, o mês, o semestre e o ano. Assim, será mais fácil de lidar com as atividades do trabalho e da nossa vida pessoal, que não deve ser esquecida. Sobre esse assunto, leia os capítulos 4 e 5.

4- Crie um calendário para organizar sua casa

Não sei você, mas eu me sinto bem melhor quando estou num ambiente limpo e organizado. E se for bonito, melhor ainda! A organização da nossa casa é tão importante que Thais sugere a criação de uma rotina de organização, que considere o que precisa ser feito na semana, no mês, na estação, no semestre e no ano.

Mas calma: Não precisa enlouquecer diante desse cronograma! O objetivo de criar esse tipo de calendário é facilitar o processo de limpeza e organização. Dessa forma, você não vai esquecer de nenhum setor da casa e sempre vai tê-la relativamente organizada. Explicarei o relativamente no próximo tópico, mas sobre a organização da casa sugiro a leitura do capítulo 6.

5- Não seja paranoico

Acho que a mensagem mais legal desse livro é que a organização deve deixar a sua vida mais leve, não te escravizar. É importante que você tenha seu planejamento, mas também é importante que você entenda que nem tudo ocorre como o planejado. Imprevistos acontecem e prioridades mudam. E tudo bem.

Além disso, quando se trata de etapas de organização que envolva a presença de outra pessoa, da sua família por exemplo, é importante entender que nem todo mundo tem a mesma visão que organização que você. Por isso, é importante respeitar o espaço do outro e criar um sistema de organização que seja funcional para todos, não apenas para você.

5 lições que aprendi com o livro Vida Organizada
Photo by Georgie Cobbs on Unsplash

Conclusão

O livro é muito fácil de ler, bem escrito, com ideias organizadas de forma que facilitam a compreensão, além de ter vários exercícios para te ajudar a organizar a sua vida. Aliás essa parte dos exercícios foi a que eu mais gostei.No mais, acredito que todos deveriam ler Vida organizada, tanto o livro quanto o blog, para entender que organização não é neurose, é necessidade, principalmente durante a vida adulta, quando temos tantas responsabilidades.

Por causa dessa leitura, outros livros da Thais também estão na minha lista de leitura. Então aguarde as próximas resenhas.

Publicado por

Curiosa, apaixonada por livros e completamente consciente de que ainda tem muito a aprender. Acredita que a educação e o trabalho não apenas libertam, mas também te fazem transbordar. E isso está ao alcance de todos.

9 thoughts on “5 lições que aprendi com o livro Vida Organizada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s