Aprenda a encerrar os ciclos

Acredito que a vida é feita de ciclos, todos eles com início, meio e fim. Essas mudanças de fases podem parecer assustadoras, mas nem sempre são ruins. A cada uma delas está reservado seu próprio aprendizado, alegria, tristeza, decepções, erros e superação. E talvez o medo apareça justamente porque não sabemos exatamente o que vem a seguir, que novidades teremos que enfrentar, que desafios teremos que vencer e qual bolha de conforto teremos que romper.

E escrevo isso motivada por uma questão pessoal.

Hoje encerrei mais um ciclo em minha vida. Finalmente defendi minha dissertação de mestrado! E defender é a palavra certa, uma vez que você é sabatinado por uma banca de professores. (Nem acredito que consegui superar meu nervosismo nesse momento). Fui aprovada, graças a Deus, e agora só falta fazer as correções sugeridas. Depois disso, fim. Finalizo uma fase de 2 anos de muito estudo e aprendizado, e uma ciclo de 7 anos de estudo, considerando a graduação e o mestrado.

E agora é a hora de enfrentar o novo e de recomeçar mais um capítulo da minha história. Se tenho medo? Tenho sim! Mas eu sei que preciso aprender a encerrar os ciclos, internalizar tudo que aprendi, ser grata por tudo que passei e ter coragem para enfrentar o novo.

Encerrar os ciclos, obviamente, não significa deixar tudo para trás, mas exige de você aquela postura de explorador diante da vida. É necessário entender que provavelmente sua vida passará por algumas mudanças, e tudo bem. Isso faz parte do início de um novo ciclo.

Por isso eu digo: não tenha medo do encerramento, mas trabalhe para que o que se inicia a partir de agora te traga ainda mais conhecimento e crescimento do que a vivência em seu ciclo anterior. Coragem!

Publicado por

Curiosa, apaixonada por livros e completamente consciente de que ainda tem muito a aprender. Acredita que a educação e o trabalho não apenas libertam, mas também te fazem transbordar. E isso está ao alcance de todos.

One thought on “Aprenda a encerrar os ciclos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s